Assis realiza I Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar

Domingo, 27 de outubro de 2019

Última Modificação: 27/10/2019 22:05:11 | Visualizada 1143 vezes


Ouvir matéria

Pratos concorrentes foram elaborados pelas próprias merendeiras

 

Com o objetivo de criar novas receitas saudáveis para que possam ser implantadas na merenda escolar, incentivando cozinheiras e nutricionistas a proporcionarem cardápios de procedência da Agricultura Familiar, o Município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou o I Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar, no qual se inscreveram quatro instituições de ensino da rede municipal. Cada uma, teve de elaborar um prato inédito, doce ou salgado, de autoria das próprias merendeiras.

 

Na noite de terça-feira (22), no CMEI Recanto Sorriso, aconteceu o evento de apresentação do resultado final das receitas. Concorreram as escolas Mercedes Carrilho, do Jardim Progresso, com o prato Purê Nutritivo; Luiz Osíris, do BNH Ivo Müller, com a Cuca de Banana; Ney Braga, de Bragantina, com o Bolo de Couve com Calda de Laranja; e o CMEI Mundo Mágico, do Jardim Araçá, com a Nutri Torta de Mandioca.

 

Todos foram preparados no local e apresentados aos jurados. Para a avaliação, foram levados em consideração os seguintes quesitos: visual do prato, aroma, sabor e textura, além do reaproveitamento de folhas, talos e cascas, o uso de plantas condimentares, entre outros, como a utilização de alimentos provenientes da Agricultura Familiar, seus valores nutricionais e a aplicabilidade da receita no cardápio escolar.

 

Para análise e degustação, foram convidadas quatro juradas de Brasilândia do Sul, servidoras dos setores de Educação e Meio Ambiente, e um jurado membro do Conselho de Alimentação Escolar de Assis.

 

Ao final, após somadas as pontuações, foi anunciado o Purê Nutritivo, preparado pelas cozinheiras Edilamar Aparecida da Roza Naconeski e Sueli Lemos Vicentin Melato, da Escola Mercedes Carrilho, como o prato vencedor do concurso, realizado pela primeira vez no município.

 

Como prêmio, elas dividirão o valor de R$ 1.000, enquanto que a diretora Cristiane Ayumi Saito, recebeu R$ 800 para ser investido na aquisição de utensílios e equipamentos para a cozinha da escola. A premiação será paga em dezembro pela Itaipu Binacional e a receita fará parte do 4º Caderno de Receitas Saudáveis para Alimentação Escolar da Bacia do Paraná 3, de ampla divulgação em todo território nacional.

 

“Quero parabenizar a todas pela participação, pois os pratos foram bem feitos e muito elogiados pelos nossos jurados. Queremos que esse concurso seja um incentivo para que essas receitas possam ser levadas para apreciação dos nossos alunos, na merenda escolar”, disse a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Odilo Denig, que prestigiou o concurso.

 

O Purê Nutritivo é riquíssimo em vitaminas e minerais, pois leva em sua receita, além da batata doce, ingredientes íntegros, usando o alimento como um todo, aproveitando talos, cascas e folhas de legumes (cenoura, abobrinha e couve), além de plantas condimentares e alimentícias não convencionais (o Ora-pro-nobis), deixando o prato com sabor maravilhoso.

 

Pratos participantes

 

Purê Nutritivo: cozinheiras Edilamar Aparecida da Roza Naconeski e Sueli Lemos Vicentin Melato – Escola Mercedes Carrilho

Nutri Torta de Mandioca: cozinheiras Nirceley Gasparino e Sirley Bahls Gonçalves – CMEI Mundo Mágico

Bolo de Couve com Calda de Laranja: cozinheiras Edna Aparecida Baptiston Orisio e Franciele Antunes de Lima Rodrigues – Escola Ney Braga

Cuca de Banana: cozinheiras Alessandra Marina Zorzela e Cláudia Nogueira de Lima Gomes – Escola Dr. Luiz Osíris

 

Jurados

 

Cristiane Rufino – nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Brasilândia do Sul

Silvana Aparecida da Silva de Souza – merendeira do Município de Brasilândia do Sul

Roziane Aparecida do Couto Pereira de Almeida – coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Irmão Menor, de Brasilândia do Sul

Osmar Gimenes Musardo – membro do Conselho de Alimentação Escolar de Assis Chateaubriand

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //