ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Educação sustentável: Assis Chateaubriand desenvolve Programa de Compostagem nas escolas

Terça-feira, 12 de novembro de 2019

Visualizada 454 vezes


Com o objetivo de formar uma cultura de desenvolvimento sustentável e que as crianças levem para suas famílias, sendo multiplicadoras de ideias que visam a preservação ambiental, a Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inova e vem desenvolvendo um projeto de compostagem nas escolas, chamado de Programa de Compostagem Escolar.

 

O mesmo conta com total apoio do prefeito, João Pegoraro, e consiste num processo biológico que acelera a transformação de matéria orgânica em adubo natural, que pode ser utilizado na produção de alimentos, como verduras, legumes e frutas, bem como em jardins – substituindo o uso de produtos químicos.

 

Trata-se de uma técnica de decomposição que necessita de oxigênio para seu funcionamento. “Pega-se os resíduos orgânicos gerados nas escolas, basicamente restos de alimentos, que são misturados com folhas e galhos triturados pelo próprio Município, e forma-se rolos de aproximadamente 750 quilos. Eles não geram mau cheiro e produzem estimados de 350 a 450 quilos de adubo, cada, que será utilizado em hortas”, explica o chefe da Unidade de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Vinícius Carrasco.

 

De acordo com ele, o ciclo para transformar cada estrutura de material orgânico em compostagem é de 120 dias, período em que os microrganismos fazem o trabalho de decomposição.

 

Todo esse processo é apresentado aos alunos, que são envolvidos e conscientizados da importância da gestão correta de resíduos. Atualmente, o projeto é desenvolvido nas escolas Cherlei Coutrin de Oliveira, Nellita Ramos Sabella, Mercedes Carrilho, Luiz Osíris, Bragantina e Nice, e no CMEI Criança Esperança.

 

Em apenas três meses de operação do programa, estão sendo tratados 16 toneladas de resíduos e a previsão é que esse acúmulo se transforme em quase 5 toneladas de composto natural.

 

“Queremos expandir esse sistema para todas as escolas da rede municipal, pois, desta forma, também estaremos obedecendo a uma das diretrizes da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Estamos trabalhando para o desenvolvimento de Assis Chateaubriand e queremos que esse processo ocorra de forma sustentável, e ideias como esse Programa de Compostagem é exemplo e também nos gera economia de recursos públicos na destinação de resíduos, além de contribuir para a redução do impacto ambiental”, enfatiza o prefeito, João Pegoraro.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //