Ouvir matéria
A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand também aderiu ao Janeiro Roxo, uma campanha mundial que tem por objetivo chamar a atenção de todos para o combate à hanseníase, antigamente conhecida como Lepra. Trata-se de uma doença crônica, transmissível, onde pode aparecer manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, resultando na perda ou alteração da sensibilidade térmica, tátil e à dor, atingindo principalmente as extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.
A hanseníase causa a diminuição dos pelos e do suor, dor e sensação de choque, formigamento, fisgada e “agulhada” em nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés, redução da sensibilidade e da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
A doença também é causadora de úlceras de pernas e pés, caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos, febre, edemas e dor nas articulações, entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz, assim como ressecamento nos olhos.
O Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos. Em razão da elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no País.
A hanseníase tem cura e o tratamento está disponível gratuitamente nas unidades de saúde do Município de Assis Chateaubriand.
Assis Chateaubriand realiza II oitiva com artistas chateaubriandenses
Pedidos para isenção do IPTU 2023 podem ser feitos em Assis Chateaubriand
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.