Vacinação contra o sarampo acontece em todos os postos de Assis

Terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Última Modificação: 11/02/2020 17:08:46 | Visualizada 1256 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand iniciou, na segunda-feira (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída em qualquer idade. As doses estão disponíveis em todas as 11 Unidades Básicas de Saúde na sede e no interior do município.

 

O objetivo é imunizar todas as pessoas com idade entre 20 e 29 anos, faixa etária mais acometida pela doença no Paraná. Já entre os 5 e 19 anos e entre os 30 e 59 anos, a vacinação é seletiva e somente serão imunizadas as pessoas que nunca receberam a dose ou que estejam com o esquema vacinal incompleto. Por isso, é necessário levar o cartão vacinal para verificação.

 

A vacina só não é indicada para pessoas com imunidade baixa, gestantes, crianças menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras. Mulheres que estão amamentando podem ser vacinadas e aquelas que desejam engravidar devem aguardar, no mínimo, 30 dias após receber a dose da vacina.

 

Garantir a proteção contra o sarampo é importante, já que a doença voltou a ser motivo de preocupação no Brasil. No Paraná, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos chegou a 831 e outros 1.653 permanecem em investigação. O público mais atingido são os jovens de 20 a 29 anos, com 435 casos confirmados, seguido das pessoas entre 10 e 19 anos, com 216 casos.

 

Em Assis Chateaubriand, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há nenhum caso confirmado.

 

O sarampo

 

O vírus do sarampo é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. Como as micropartículas virais ficam suspensas no ar, existe um poder alto no contágio. As complicações mais graves se dão em crianças com menos de cinco anos, como meningite, encefalite e pneumonia.

 

Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele, que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha, e depois se espalham pelo corpo. Outros sintomas, como dor de cabeça, indisposição e diarreia, também podem ocorrer.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //