Postos de saúde abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Última Modificação: 14/02/2020 17:06:28 | Visualizada 1129 vezes


Ouvir matéria

Público de 5 a 59 anos deve receber a proteção

 

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand realiza, neste sábado (15), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, quando todas as 11 Unidades Básicas de Saúde atenderão a partir das 8h. Devem ser imunizadas as crianças a partir dos 5 anos de idade e adultos até os 59 anos.

 

“Como a faixa etária mais acometida pela doença é dos 20 aos 29 anos, o objetivo é vacinar todo esse público, que em Assis é formado por 4.671 pessoas. Já entre os 5 e 19 anos e entre os 30 e 59 anos de idade, a vacinação é seletiva e serão imunizadas somente as pessoas que nunca receberam a dose ou que estejam com o esquema vacinal incompleto. Por isso, é necessário levar o cartão vacinal para verificação”, explica o secretário municipal de Saúde, Renato Augusto Marcon.

 

Garantir a proteção contra o sarampo é importante, pois a doença voltou a ser motivo de preocupação no País. No Paraná, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos chegou a 850 e outros 1.711 permanecem sendo investigados.

 

Em Assis Chateaubriand, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não há caso confirmado da doença e a vacinação é essencial para manter esse cenário. “A vacina só não é indicada para pessoas com imunidade baixa, gestantes, crianças menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras. Mulheres que estão amamentando podem ser imunizadas, já aquelas que desejam engravidar devem aguardar, no mínimo, 30 dias após receber a vacina”, comenta o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.

 

Neste sábado, a Unidade de Saúde Central Maria Efigênia, o CIASP do Jardim Progresso e os postos dos bairros Panorama, Araçá e Cristo Rei atenderão sem interrupção das 8h às 17h, enquanto que as do interior (Bragantina, Encantado, Terra Nova, Azaury, Silveirópolis e Nice) estarão abertas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

 

O sarampo

 

O vírus do sarampo é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. Como as micropartículas virais ficam suspensas no ar, existe um poder alto no contágio. As complicações mais graves se dão em crianças com menos de cinco anos, como meningite, encefalite e pneumonia.

 

Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele, que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha, e depois se espalham pelo corpo. Outros sintomas, como dor de cabeça, indisposição e diarreia, também podem ocorrer.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //