ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Secretaria de Saúde registra 4 suspeitas de coronavírus em Assis Chateaubriand

Sábado, 21 de março de 2020

Visualizada 5807 vezes


A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand informa que notificou mais duas suspeitas do novo coronavírus (COVID-19) na cidade, chegando ao número de quatro pessoas. Os novos suspeitos são um homem de 29 anos e uma mulher de 48 anos que, recentemente, viajaram para o Paraguai – área considerada de risco.

 

Nesta semana, a primeira suspeita que surgiu no município foi de uma criança de 3 anos de idade que, nos últimos dias, também esteve no país vizinho com sua família. O outro caso registrado foi de um homem de 66 anos.

 

Todos foram prontamente atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, seus estados de saúde são estáveis e estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, que aguarda pelos resultados dos exames encaminhados para análise do Laboratório Central do Estado (LACEN), em Curitiba.

 

Enquanto isso, as famílias estão sendo monitoradas e foram orientadas a permanecerem em quarentena, sem contato com outras pessoas, até que saiam os resultados.

 

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que todos os protocolos foram seguidos e reforça que é essencial que todas as pessoas, entidades e organizações da sociedade sigam as recomendações e medidas de prevenção, com orientação de ficarem em seus domicílios.

 

Todos os dados atualizados de casos registrados no Paraná constam nos boletins informativos da Secretaria de Estado da Saúde, disponíveis no site www.saude.pr.gov.br.

 

Decreto municipal

 

Neste sábado (21), o Governo Municipal publicou decreto determinando o fechamento do comércio de Assis Chateaubriand por 14 dias, a partir de segunda-feira (23), com exceção de mercados e congêneres, panificadoras, farmácias, hospitais, clínicas e laboratórios, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água mineral, além de lojas de venda de alimentos de animais e serviços funerários, que poderão permanecer abertos das 8h às 20h, porém, com restrições a serem seguidas, como limitação de tempo e público, cabendo aos proprietários organizar a estrutura de atendimento e higienização, intensificando limpezas do ambiente e disponibilizando álcool em gel a clientes e colaboradores, conforme estabelece o decreto, de acordo com o ramo de atividade.

 

Supermercados, mercados, conveniências e congêneres poderão atender de segunda a sábado com limitação de acesso a 30 pessoas, no máximo, ficando limitada a entrada de apenas uma pessoa por família, proibindo acesso de crianças.

 

Bares, academias, salões de beleza, tabacarias, locais de festas, parques e piscinas, feiras, lan houses, distribuidoras de bebidas, lojas e demais estabelecimentos estão proibidos de abrirem durante a vigência do decreto. Quem descumprir receberá multa de R$ 1.045 a R$ 10.450, além de perder o Alvará de Licença para funcionamento (no caso de pessoa jurídica). Também está proibida a realização de shows e de atividades religiosas e comerciais.

 

Com relação a lanchonetes, restaurantes, pizzarias, food trucks, assados e afins, fica autorizada apenas a venda com entregas à delivery, sendo vedado a colocação de mesas e cadeiras para atendimento presencial e acomodação de clientes.

 

A fiscalização será feita pelo Município e por membros do Comitê, como a Polícia Militar, integrante da organização.

 

Outras medidas

 

Outras medidas também foram tomadas, nesta sexta-feira, como o fechamento do Paço Municipal para atendimento ao público, com exceção dos setores essenciais e em casos urgentes, que farão plantões internos (com limitação de servidores) para atender as necessidades básicas, como nos Serviços Urbanos e, principalmente, na Saúde.

 

Anteriormente, num primeiro decreto, a Administração Municipal já havia adotado outras medidas, como suspensão de aulas por tempo indeterminado na rede municipal de ensino, além da realização de atividades esportivas e recreativas, reuniões e encontros de grupos, assim como eventos promovidos pelo Município, bem como recomendou que medidas semelhantes sejam seguidas por toda a sociedade, a fim de evitar aglomeração de pessoas.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //