Prazo para alistamento militar termina em junho

Segunda-feira, 11 de maio de 2020

Última Modificação: 11/05/2020 17:22:45 | Visualizada 786 vezes


Ouvir matéria

Jovens nascidos em 2002 devem fazer pelo site

 

Os jovens que completam 18 anos em 2020, nascidos no ano de 2002, têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. Devido às medidas preventivas durante a pandemia do covonavírus, o atendimento presencial na Prefeitura de Assis Chateaubriand está restrito e, por isso, o alistamento deve ser feito de forma online pelo site alistamento.eb.mil.br.

 

Já aqueles de classes anteriores que ainda não se alistaram precisam comparecer na Junta de Serviço Militar, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. É preciso levar certidão de nascimento ou documento de identidade e comprovante de residência.

 

Em todo o Brasil, a expectativa do Ministério da Defesa é que em torno de 2 milhões de brasileiros se inscrevam para as Forças Armadas: Exército, Aeronáutica e Marinha. Em Assis Chateaubriand, os jovens são designados para o Tiro de Guerra 05-015, braço do Exército Brasileiro no município.

 

O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino. Quem não fizer, fica impedido de efetivar matrículas em instituições de ensino mantidas pelo governo, bem como de prestar concursos e assumir funções públicas, tirar passaporte, entre outras complicações, onde exige-se o Certificado de Reservista ou o Certificado de Dispensa de Incorporação.

 

No caso das mulheres, o processo não é compulsório e elas podem ingressar nas Forças Armadas por meio de concursos públicos. Vale lembrar que pessoas com deficiência física ou mental também precisam fazer o alistamento, conforme determina a Constituição. No entanto, eles são dispensados.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //