Terça-feira, 30 de junho de 2020
ÚVisualizada: 485 vezes
Ouvir matéria
Índice é controlado, mas população deve manter cuidados
Neste ano de 2020, a “guerra” contra a dengue foi dura em todo o Paraná e Assis Chateaubriand não esteve de fora dessa batalha. A epidemia que atingiu o estado alcançou números assustadores, pois foram mais de 212 mil casos confirmados e 148 mortes. No município, infelizmente, um menino de 8 anos foi a óbito no dia 16 de abril em decorrência do tipo grave da doença.
Em seu ápice, o Ambulatório de Dengue, criado de forma emergencial para atendimentos especializados a pacientes com sintomas, chegou a realizar quase 300 atendimentos por dia. A Secretaria de Saúde, por meio dos Agentes de Endemias, periodicamente, vistoriou milhares de imóveis e vários mutirões de limpeza foram realizados pelo setor de Serviços Urbanos. Mesmo assim, foi necessário que o Município acionasse o fumacê, que percorreu todos os bairros e comunidades do interior num espaço de 36 dias, entre maio e junho.
Apesar de toda essa força-tarefa, ainda assim, 2.788 casos foram confirmados e esse número vem se elevando a cada semana, no entanto, tratam-se de exames coletados há semanas ou até meses e que só agora estão tendo seus resultados divulgados pelo Laboratório Central do Estado, que não conseguiu atender a demanda da maior epidemia de dengue das últimas décadas.
Mas após difíceis meses de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, hoje a situação está controlada em Assis Chateaubriand. Prova disso é que há três semanas o município não registra novos atendimentos a pacientes com suspeitas de dengue.
No entanto, o secretário de Saúde, Renato Marcon, enfatiza que isso não significa que a população deve “baixar a guarda”. Pelo contrário, esse ano de 2020 deve servir como lição a todos.
“Fizemos grande esforços ao longo do ano e foi desgastante até conseguirmos fazer o controle do mosquito. Durante esse período, notamos que muitas pessoas não estão fazendo suas partes, pois encontramos inúmeros quintais sujos com objetos acumulando água e servindo como criadouros de larvas. Por esse descaso, dezenas de moradores foram multados e muitos outros notificados”, diz o secretário.
LIRAa
Como forma de manter a vigilância sobre a dengue, na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano de 2020. O resultado foi positivo, pois o mesmo apontou índice de 0,5% – nível que coloca a cidade num status de baixo risco.
Os únicos bairros em que a situação está bem acima do recomendado são os jardins Paraná e Sheila, onde o índice de infestação do mosquito está em 5,2% e 3,4%, respectivamente. Focos sendo também foram encontrados nos mutirões (1,7%) e no Jardim Progresso (1,1%).
O levantamento aconteceu entre os dias 22 e 26 de junho, quando 1.152 imóveis foram vistoriados. Durante o trabalho, 2 moradores foram multados e 9 notificados – ficando passíveis do auto de infração, caso seja novamente encontrado foco de dengue no período de um ano.
Município de Assis Chateaubriand realiza pagamento da primeira parcela do 13º salário
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.