Novembro Azul: Mutirão para exames de PSA acontece na Academia da Saúde

Terça-feira, 08 de dezembro de 2020

Última Modificação: 08/12/2020 16:19:18 | Visualizada 447 vezes


Ouvir matéria

Atendimentos serão realizados nesta quarta (9) e quinta-feira (10)

 

Já estamos em dezembro, mas a Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand segue realizando o mutirão de exames de PSA com atendimentos descentralizados. Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), o trabalho acontece na Academia da Saúde, próximo ao CIASP do Jardim Progresso. Os exames sanguíneos serão ofertados das 8h às 12h.

 

O público-alvo são homens a partir dos 45 anos. Para que não haja alteração no resultado, é recomendado estar em jejum há quatro horas antes do exame, se abster de sexo por 72 horas e não realizar atividades de ciclismo e cavalgada.

 

O mutirão de exames é realizado em parceria com o CEONC (Hospital do Câncer de Cascavel), numa ação alusiva ao Novembro Azul, campanha de conscientização aos cuidados com o câncer de próstata – o segundo mais comum entre homens.

 

PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína produzida pela próstata. O exame mede a quantidade dela no sangue. Níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata, como prostatite e hiperplasia prostática. Conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer, entre 2020 e 2022, ocorrerão cerca de 3,5 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano no Paraná. No ano passado, o estado registrou 2.460 diagnósticos da doença, com 929 óbitos.

 

Diferente de anos anteriores, por conta da pandemia do coronavírus, para evitar aglomeração, ao invés de um grande mutirão central, os atendimentos estão acontecendo nos postos de saúde de várias comunidades e em diferentes datas. No interior, os exames já foram realizados nos patrimônios Nice, Silveirópolis, Terra Nova do Piquiri e Engenheiro Azaury, e nos distritos de Bragantina e Encantando do Oeste.

 

Na cidade, a ação aconteceu nas unidades de saúde do Jardim Panorama e do Conjunto Cristo Rei, tendo sequência nesta quarta e quinta-feira na Academia da Saúde, do Jardim Progresso, e será encerrada na sexta-feira (11), no Jardim Araçá, onde os atendimentos ocorrerão no período da tarde, a partir das 13h30.

?O exame é fundamental para um possível diagnóstico precoce do câncer de próstata e, por isso, convocamos os homens para que deixem o preconceito de lado e façam o PSA. Esse cuidado com a saúde pode salvar vidas?, disse o prefeito João Pegoraro ao realiza Crédito: Aldo Nunes
Legenda: ?O exame é fundamental para um possível diagnóstico precoce do câncer de próstata e, por isso, convocamos os homens para que deixem o preconceito de lado e façam o PSA. Esse cuidado com a saúde pode salvar vidas?, disse o prefeito João Pegoraro ao realiza

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //