Assis Chateaubriand terá equipamento de telemetria e telemedicina em projeto piloto

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Última Modificação: 29/01/2021 14:30:14 | Visualizada 656 vezes


Ouvir matéria

 

Será possível fazer 11 tipos de exames na casa do paciente

Foi apresentado na semana passada, ao prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, e ao prefeito de Palotina Luiz Ernesto de Giacometti, um sistema completo de telemetria e telemedicina que trará uma facilidade muito grande para o sistema de saúde dos municípios. O produto contempla vários exames que podem ser realizados na casa do paciente, pois se tratam de equipamentos portáteis, leves e de fácil manuseio.

O projeto foi idealizado para evitar o deslocamento dos moradores mais longínquos, assim diminuindo o custo para o paciente e até mesmo ao município e o mais importante o resultado sai na hora. Tendo qualquer tipo de alteração nos resultados, a equipe de saúde pode informar o médico que tomará a medida correta, sendo encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde, ou Hospital, ou ainda somente a prescrição de medicamentos para o início do tratamento.

Sérgio Maciura da Mondry Tecnologias foi quem apresentou o projeto aos prefeitos dizendo que a tecnologia irá desafogar o sistema de saúde do município e principalmente o conforto para o paciente. “Imagina pessoas com idade e que estão lá no interior e que eventualmente necessitem de atendimento na cidade, não irão precisar vir até a cidade para uma consulta, sendo atendidas em suas residências e o sistema de tecnologia dará todo o atendimento ao paciente e isso é realmente uma grande vantagem, bastando ter rede a internet, sendo wi-fi, cabo de rede ou internet móvel”. Destacou Sérgio.

 

Com o equipamento é possível realizar doze exames, sem contar que o exame de urina tem onze parâmetros. A tecnologia está sendo aperfeiçoada e para um próximo momento trazendo até mesmo raio x e outros podendo chegar a 24 ou mais exames. “É o que existe de mais moderno no mundo e foi auditado e certificado pelas modernas Agências Certificadoras Europeias que exigem padrões de altíssima qualidade e que estamos trazendo agora em primeira mão para o Brasil. E o estado do Paraná é muito importante é a referência é o projeto piloto para o teste que já foi testado em outros locais e foi extremamente bem aceito e agora estamos em Assis Chateaubriand para um projeto com experimento de 40 dias para que possam testar o equipamento. O manuseio é extremamente fácil coisa de 10 a 15 minutos e o importante é que os dados ficam armazenados e podem ser enviados para o médico da família que pode em tempo real analisar a condição do paciente. Nós agora estamos na certificação do equipamento que está na fase final, sendo certificação da ANATEL, INMETRO e ANVISA, estamos no aguardo e acreditamos que teremos isso até o final de fevereiro e aí será apresentado a parte comercial para o Estado do Paraná e lógico aos municípios”. Finalizou Maciura.

O prefeito Valtinho diz que o projeto vem de encontro ao que foi implantado no plano de governo. “Olha que maravilha onde o técnico chega na casa do paciente pode fazer o exame e mandar diretamente para o médico, isso é um avanço é uma tecnologia permitindo acompanhar os pacientes. É um experimento, mas eu vejo com muito entusiasmo e gostaria e tenho certeza que irá dar certo, onde os profissionais da saúde podem ir até a casa do paciente e realizar os exames. Tecnologia e inovação isso gera qualidade de vida para o cidadão”. Concluiu o prefeito.

O secretário da Saúde de Assis Chateaubriand, Fabio Fantin Camilo, acompanhou a apresentação do projeto e definiu como a tecnologia piloto será utilizada no município. “O equipamento ficará lotado no Ciasp- Centro de Integração de Assistência Em Saúde Pública, no Jardim Progresso, onde os médicos estarão utilizando em pacientes que necessitarem de uma atenção diferenciada para que assim possamos verificar a funcionalidade do equipamento”. Frisou Fábio.

Ainda participaram do evento João José Guedes da Administração e Finanças, Esmair Raphael do Jurídico, doutor Eduardo Cintra Lugli do Hospital Beneficente Moacir Micheletto. Além do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, seu vice Felipe Zago, Secretária de Saúde Nissandra Karsten.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //