Serão realizados agendamentos de preventivos e mamografias

Início das ações do outubro Rosa será no sábado em Assis Chateaubriand

Terça-feira, 28 de setembro de 2021

Última Modificação: 28/09/2021 16:37:55 | Visualizada 1319 vezes


Ouvir matéria

Início das ações do outubro Rosa será no sábado em Assis Chateaubriand

O outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, pelo movimento Internacional de Conscientização para o controle do câncer de mama e o município de Assis Chateaubriand realizará no sábado (2), uma ação para marcar os trabalhos que serão desenvolvidos durante todo o mês, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social e da mulher. O evento irá acontecer a partir das 08h no Centro de Convenções, (auditório municipal), com uma palestra com a dra Naura Tonin Angonese, Mestre em Medicina interna e ênfase em ginecologia, professora assistente da UFPR e coordenadora do curso de Medicina da UFPR. Diretora da Sogipa Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná e Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e presta atendimento pelo CISCOPAR- Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná.

No local as mulheres poderão realizar agendas para preventivos e mamografia até as 17h de sábado, para atendimento nas próximas semanas.

Durante todo o dia a Secretaria de Assistência Social e da Mulher irá desenvolver brincadeiras para as crianças, onde serão montados brinquedos infláveis, com distribuição de algodão doce e pipoca. Ainda um dia de beleza para as mulheres.

“O objetivo é atender a mulheres que pouco buscam atendimento de saúde, as mulheres que há anos não fazem o preventivo, ou aquelas que já estão na idade de realizar uma mamografia e ainda não fizeram. Convido para que participem da palestra com a doutora Naura que presta atendimento pelo CISCOPAR, parceiro nessa ação, pois estou na presidência do Consórcio e pedi que se envolvessem nessa ação. Queremos que as mulheres possam participar e aproveitar essa oportunidade. A sensibilização que fazemos às mulheres não é somente no dia 2, mas sim no decorrer de todo o mês” disse o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

Segundo a Secretária de Assistência Social e da Mulher primeira-dama, Izabel Cristina Pereira Claro, várias equipes de todos os equipamentos estarão à disposição das mulheres. “Teremos equipes do CREAS, CRAS, Oficina do Ofício, para que possam tirar dúvidas de algum curso que está sendo oferecido, ou até mesmo sobre os serviços prestados através da Assistência Social.  Nós teremos também a parceria com o Núcleo da Mulher Empresária de Assis Chateaubriand, o qual agradecemos por fazer parte dessa ação, pensando no bem estar das mulheres”, salientou Izabel Claro.

As unidades de saúde tanto da sede quanto dos Distritos e Patrimônios estarão preparadas para atendimento às mulheres, sendo que cada unidade estará trabalhando com uma agenda diferenciada, com horários que facilitem o acesso aos exames disponíveis, inclusive no período noturno e no sábado. As unidades estarão montando a logística e o agendamento. As datas dos atendimentos irão ser divulgadas na sequência. As dúvidas devem ser tiradas com as Agentes Comunitárias de Saúde, ou até mesmo pelo telefone de cada unidade para que assim possam se programar para os exames.

Oportunamente a secretaria de saúde lembra que podem ser realizados, exames rápidos de HIV, Sífilis e hepatites no geral

As mamografias agendadas são realizadas em Assis Chateaubriand através de convênio com uma clínica local, sem necessidade de deslocamento para outro município. Já a coleta de preventivo, quando forem agendados, será movimentado toda a estrutura para o local, conforme a demanda, até quatro profissionais enfermeiros estarão atuando no dia para até mesmo agilizar e prestar um melhor atendimento às pacientes agendadas naquele local. “Espero que tenhamos uma boa adesão pois as neoplasias em geral são as principais causas de morte no Brasil e temos a oportunidade de oferecer tudo isso para garantir um diagnóstico precoce, ou às vezes a prevenção em relação ao câncer nos deixa muito satisfeitos e isso é um compromisso do nosso prefeito Valtinho e espero que as mulheres aproveitem a oportunidade e façam o preventivo e a mamografia e se caso venha a descobrir algo que seja no início, pois sabemos que mais de 90% dos casos são curados quando o diagnóstico é feito de forma precoce”, finalizou o Secretário Fábio Fantin Camilo

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //