Assis Chateaubriand sedia reunião técnica sobre escorpiões

Sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Última Modificação: 22/10/2021 15:09:28 | Visualizada 316 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand sedia reunião técnica sobre escorpiões

 Aconteceu nesta terça-feira(19) na sala de reuniões da ACIAC- Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand,  uma reunião com vários técnicos das Vigilâncias Sanitárias dos municípios de Palotina, Guaíra, Terra Roxa, Toledo, Nova Santa Rosa, Tupãssi, Quatro Pontes e Assis Chateaubriand, onde Emanuel Marques Silva, chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da SESA- Secretaria da Saúde do Paraná , trouxe informações sobre o escorpião amarelo  e  foi discutido a situação de cada município, propondo ações para amenizar a proliferação do escorpião, onde o principal desafio é parar o aumento dos animais, prestando assim um apoio técnico. Foi possível sua vinda através da parceria entre a 20ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand.

Participaram do evento Luiz Kissner, agente de Saúde do setor de Zoonoses e Intoxicações, Stefania Biolo- Bióloga da 10ª Regional de Saúde- Cascavel e o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Felipe Hofstaetter Zanini da 20ª Regional de Saúde e Fabio Fantin Camilo, Secretário de Saúde de Assis Chateaubriand.

Trabalhos foram realizados na quarta e quinta-feira, no cemitério municipal e outros pontos onde vários escorpiões já foram encontrados.

“Não é segredo para ninguém que o em alguns pontos do município está infestado de escorpiões e o problema chegou também no cemitério, onde vários animais já foram capturados e por isso um trabalho técnico realizado no campo santo, mas com orientações e sugestões para evitar a proliferação do escorpião e evitar os acidentes”, lembrou o Secretário de Saúde Fabio Fantim Camilo.

Segundo Emanuel Marques Silva, chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da SESA, a reunião técnica foi sediada em Assis Chateaubriand, por conta do histórico do município com relação ao animal. “Estamos acompanhando o processo de infestação de escorpiões não somente em Assis Chateaubriand, mas em vários outros municípios da 20ª Regional de Saúde, por isso da realização das reuniões com a participação de alguns municípios, onde discutimos esse processo de infestação que precisa ser trabalhado e necessita de uma conscientização de toda a população. Os escorpiões se encontram em volta das casas escondidos em vários esconderijos criados pelos próprios moradores, restos de construções, madeiras, frestas e no cemitério como o processo de infestação chegou ao campo santo, onde no local é possível observar várias frestas nos túmulos, e fazemos uma orientação para que os responsáveis possam fazer as devidas correções para evitar a proliferação do escorpião. Essas frestas precisam ser fechadas e isso vai minimizar o risco de acidentes.

Na noite de quarta-feira (20), equipe da SESA e Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand realizou um trabalho no cemitério Jardim da Paz onde 24 escorpiões foram capturados.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //