Cobertura vacinal atingiu 78% e o ideal era acima dos 90%

Secretaria de Saúde recebe recomendação sobre circulação do vírus Influenza H3N2

Quarta-feira, 05 de janeiro de 2022

Última Modificação: 05/01/2022 08:42:26 | Visualizada 649 vezes


Ouvir matéria

Secretaria de Saúde recebe recomendação sobre circulação do vírus Influenza H3N2

Cobertura vacinal atingiu 78% e o ideal era acima dos 90%

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand recebeu recomendações da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, sobre a circulação do vírus Influenza A(H3N2) e assim irá intensificar as ações de vigilância dos casos suspeitos de síndrome gripal, ocasionados pelo vírus influenza.

De acordo com a Secretaria de Saúde, estão sendo registrados vários casos de gripe provocados pelo vírus Influenza e que está sendo confundido com o Covid-19. “O que temos observado é que houve um aumento considerável de pessoas com sintomas de gripe que buscam atendimento nas Unidades de Saúde. Nesta primeira semana do ano os exames de Covid-19 aumentaram e também houve um aumento de casos positivos de Covid-19. As pessoas estão procurando as unidades, por ficar com dúvida, se é gripe ou Coronavírus e os exames negativados para Covid-19, está sendo tratado como vírus Influenza, mas o importante é o profissional médico ter então a certeza através de exame se é Covid-19 e não sendo, vai tratar como sendo gripe mesmo, no entanto, na dúvida procurem as unidades, pois os sintomas se confundem”, alertou o Secretário de Saúde Fabio Fantin Camilo.

Ainda conforme o Secretário um pouco de todo o problema com relação a influenza é a baixa procura por vacina contra o vírus. “Durante o ano passado, devido à preocupação com a vacina do Covid-19, infelizmente a vacina contra Influenza sobrou nas unidades, o ideal era atingir mais de 90% de cobertura vacinal, no entanto chegamos a 78%. Se alguma pessoa tiver interesse pode passar em algumas unidades e ser imunizado contra o vírus influenza”, salientou Fabio Fantin Camilo.

É de extrema importância que as pessoas possam ser vacinadas contra a Influenza, pois o vírus ataca principalmente as crianças menores de 2 anos e os idosos acima dos 60 e pessoas com doenças crônicas e uma das principais complicações são as pneumonias bacteriana e viral, além de outras situações.

Recomendações:

 Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento. No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel a 70%, utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;  evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;  higienizar as mãos após tossir ou espirrar;  não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;  manter os ambientes bem ventilados;  evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de Síndrome Gripal;  evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);  adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos e buscar atendimento médico em caso de sinais e sintomas compatíveis com a doença, tais com: aparecimento súbito de: calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor de garganta, artralgia, prostração, rinorreia e tosse seca. Podem ainda estar presentes: diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //