Prefeito Valtinho visita local de recuperação e proteção de nascente

Dia Mundial da Água é celebrado com várias ações

Terça-feira, 22 de março de 2022

Última Modificação: 22/03/2022 16:35:19 | Visualizada 204 vezes


Ouvir matéria

Dia Mundial da Água é celebrado com várias ações

Prefeito Valtinho visita local de recuperação e proteção de nascente

O Dia Mundial da Água (22 de março) foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a importância da água e incentivar o uso sustentável desse recurso no planeta, promovendo a reflexão sobre o seu gerenciamento sustentável à população. Dessa forma, o Município celebra esta data com atividades diversas.

O Prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, esteve nesta manhã no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto), juntamente com o Secretário de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Douglas Cazaqui e Diretor de Vigilância Pública, Alessandro Vakiuti, acompanhando a execução das atividades de recuperação e proteção de nascentes.

De acordo com o Prefeito Valtinho, “As recuperações e proteções de nascentes estão ocorrendo em nosso Município através da dedicação de nossos servidores e investimento pela Itaipu Binacional. Nesses três meses de 2022, já realizamos a recuperação de vinte e duas (22) e chegaremos à quantia de cem (100) nascentes recuperadas e protegidas em nosso Município até dezembro deste ano, ou seja, estamos trabalhando em favor da qualidade do recurso hídrico (fonte de vida)”.

Secretaria de Agricultura e Transportes

Segundo o Secretário de Agricultura e Transportes Alessandro Bahia Nunes, “Iniciamos a utilizar o terraceador de 30 discos em propriedades rurais do Município. Os proprietários já podem fazer o requerimento para uso do terraceador no Departamento de Agricultura, localizado no Estádio Municipal, ressaltando que para uso do equipamento necessitará de trator superior a 180 cv. A prática de terraceamento constitui-se na construção de uma estrutura transversal ao sentido do maior declive do terreno, apresentando a finalidade de reter e infiltrar água, evitando erosão do solo, colaborando para a segurança hídrica”.

 

Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente

Segundo o Secretário de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente Douglas Cazaqui, “Continuamos realizando recuperações e proteções de nascentes. Os munícipes que possuem nascentes em suas propriedades (urbana e rural) podem estar realizando o pedido de recuperação de nascentes no Setor de Protocolo, do Paço Municipal. A recuperação e proteção de nascente, consiste na limpeza e proteção do olho da mina para evitar contaminação, bem como, evitando a perda do fluxo de água, consequentemente, favorecendo a proteção do solo do entorno, aumento da infiltração das águas das chuvas e evitando o assoreamento, além de diminuir a incidência de outros resíduos escoar para dentro da recuperada, consequentemente aumentando a segurança hídrica”.

Secretaria de Educação e Cultura

A Secretaria de Educação e Cultura juntamente com as vinte (20) instituições de ensino municipal (Escolas e CMEIs), está realizando ações de sensibilização ambiental quanto a importância do recurso hídrico para a sobrevivência das diversas formas de vida. Dessa forma, a temática está sendo abordada tanto no ambiente interno e externo da sala de aula, objetivando que o aluno visualize que o descarte incorreto de resíduos ocasiona entupimento de bueiros/bocas de lobo, consequentemente, contaminando o Rio Alívio que abastece o nosso Município e prejudicando a segurança hídrica, indispensável para qualquer modo de vida.

Segundo a Secretária de Educação e Cultura Fátima Aparecida Sobral “É um momento importante enfatizarmos ações de Educação Ambiental em nossas Escolas/CMEIs, oportunizando ao aluno o aprendizado e a consolidação de uma postura mais atuante em relação às causas ambientais, onde nesse momento destacamos a importância da segurança hídrica e iniciamos o projeto de pinturas de bueiros/bocas de lobo próximos as instituições, com o tema ‘Um rio passa por aqui’. Posteriormente as Escolas/CMEIs estarão participando do 1° Concurso Regional de Pinturas em Bueiros/Bocas de Lobo, promovido através do Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território, proposto pela Itaipu Binacional e o Conselho de Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros”.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //