Protocolo necessário para a vinda do Fumacê

Saúde implanta novo método para monitorar mosquito do Aedes Aegypti

Terça-feira, 17 de maio de 2022

Última Modificação: 17/05/2022 15:03:03 | Visualizada 116 vezes


Ouvir matéria

Saúde implanta novo método para monitorar mosquito do Aedes Aegypti

Protocolo necessário para a vinda do Fumacê

 

A prefeitura de Assis chateaubriand, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe da Secretaria de Estado da Saúde da 20ª Regional de Saúde, iniciou na segunda-feira (16), um trabalho de implantação das ovitrampas, um dispositivo para mensurar como está a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Ovitrampas são armadilhas construídas com vaso de planta preto, preenchido com água - elemento atrativo para o mosquito, que fica posicionado em um local e simula o ambiente perfeito para a procriação do inseto. Dentro do recipiente, há uma palheta de madeira que facilita que a fêmea bote os ovos.

Fábio Fantim Camilo destaca que são armadilhas colocadas nas residências em pontos estratégicos dentro do território do município. “Assim nossa equipe poderá acompanhar o desenvolvimento do mosquito e assim coletando o material e fazendo a análise para ver e avaliar as armadilhas e também é um protocolo necessário para a vinda do fumacê. Nós sabemos que essa semana esfriou bastante, e isso colabora para um retardo nos casos. Nós solicitamos o fumacê, o governo do Estado liberou e a partir de sexta-feira (20), irá começar a aplicação do produto, mas antes temos que fazer esse trabalho, pois é uma nova norma técnica do governo do Estado com relação ao fumacê”, salientou Camilo.

Ainda de acordo com Fábio Fantin Camilo, “o fumacê é o ato extremo para o controle do Aedes Aegypti, quando não temos mais nenhuma outra saída ou já fizemos todas as ações que nós tínhamos que realizar”, destacou

A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand orienta que no momento em que o fumacê estiver na rua, todos devem abrir portas e janelas para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas e assim eliminar o maior número possível de mosquitos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //