Evento realizado no dia 16 de junho no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto)

1° Viva o Meio Ambiente superou expectativa de público

Terça-feira, 21 de junho de 2022

Última Modificação: 21/06/2022 16:40:26 | Visualizada 94 vezes


Ouvir matéria

1° Viva o Meio Ambiente superou expectativa de público

Evento realizado no dia 16 de junho no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto)

Fazendo parte das ações do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, o Município de Assis Chateaubriand, promoveu na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, um belíssimo e importante evento, no Parque Municipal São Francisco (Horto), intitulado como o “1° Viva o Meio Ambiente”. 

A programação contou com lançamento da Cartilha de Educação Ambiental “Déco em Reciclando”, entrega da premiação do 1° Concurso de Pintura de Boca de Lobo/Bueiros “Um Rio passa por aqui”, espetáculo cultural “Todos por um mundo melhor” com o Espaço Sou Arte e diversos brinquedos para as crianças.

Cartilha de Educação Ambiental

Na oportunidade, foi realizado o lançamento da Cartilha “Déco em Reciclando”, material elaborado a partir da realidade do município de Assis Chateaubriand, visando colaborar no processo de ensino e aprendizagem entre professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, elabora de forma ilustrativa e de fácil compreensão, possuindo teoria, ilustrações e jogos para que as crianças também colaborem com o meio ambiente, na atitude importantíssima da separação e disposição adequada dos resíduos sólidos recicláveis.

O material foi direcionado a todas as Escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino para inclusão da temática no planejamento das aulas pelos professores, posteriormente a ser trabalhado ainda neste ano juntamente com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental – anos iniciais.

A aluna que recebeu durante o evento a cartilha “Déco em Reciclando” representando os demais alunos, foi a Ana Laura Lopes de Oliveira, da Rede Municipal de Ensino

Premiação 1º Concurso Regional de Pinturas em Bueiros/Bocas de Lobo: “Um rio passa por aqui”

Durante o evento aconteceu a entrega da premiação do 1º Concurso Regional de Pinturas em Bueiros/Bocas de Lobo realizado em parceria entre Município e Itaipu Binacional. O mesmo teve por finalidade, promover reflexões sobre segurança hídrica e o uso consciente das galerias pluviais. O concurso contou com a participação de todas as Escolas e CMEIs, que se destacaram pela criatividade, organização e participação, resultando em excelentes resultados alcançados.

Categoria CMEI

Com 9,30 pontos, primeiro lugar para o Centro Municipal de Educação Infantil Recanto Criança Sorriso, com a pintura realizada Rua Goiânia, Jardim América.

Categoria Escola

Primeiro lugar com 9,35 pontos para a Escola Municipal Nice – Educação Infantil e Ensino Fundamental com a pintura realizada na Praça Paris, Avenida Inglaterra 1, Jardim Europa.

 

O evento contou com a presença de várias autoridades. Segundo o deputado Marcel Micheletto o município tem um espaço que é o pulmão de Assis Chateaubriand, sendo o Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto). “Um lugar belíssimo, onde a gente tem aquele olhar de sustentabilidade e meio ambiente, o prefeito Valtinho teve uma ideia criativa, de trazer a população de Assis Chateaubriand às nossas crianças para ver o espetáculo cultural nesse local tão gostoso de união. O Parque São Francisco de Assis é uma pérola que nós temos na nossa cidade. Não tem dinheiro que pague esse pulmão verde que nós temos aqui no nosso município e nós precisamos utilizar cada vez mais nesse local, salientou Micheletto.

 O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho disse ser um evento maravilhoso.  “Um lugar fantástico, onde a gente quer fazer mais ações e trazer mais as pessoas para esse local dentro do nosso município e temos que explorar mais. Está aí a demonstração, trazendo um espetáculo fantástico, que é com o Espaço Sou Arte, “Todos por um mundo melhor” em comemoração ao mês do meio ambiente (junho), então é uma alegria muito grande compartilhar esse momento belíssimo com todos. Então, para mim é uma satisfação fazer parte nesse momento”, assegurou o prefeito Valtinho.

 O Secretário de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Douglas Cazaqui, afirmou que por meio do Departamento de Meio Ambiente o evento será realizado anualmente, contribuindo para a construção de valores sociais e atitudes voltadas para a conservação do Meio Ambiente. Quero parabenizar a todas as Escolas e CMEIs pela participação do concurso onde realizaram trabalhos de grande importância social e ambiental e destacou sobre a importância do lançamento da cartilha “Déco em Reciclando”, onde os alunos vão aprender de forma ilustrativa, a separação e disposição adequado dos resíduos recicláveis”, destacou Cazaqui.

Representando a Câmara de Vereadores, Franciane Micheletto destacou a alegria em saber que o local ficou tomado pelas famílias chateaubriandenses. “O Parque Municipal São Francisco de Assis proporciona o contato direto com diversos elementos da natureza e é muito bom saber que as famílias compareceram e por isso a importância de realizar mais eventos como esses. Parabenizar a todos pelo empenho, disse Franciane.

Espetáculo “Todos por um mundo melhor” com Espaço Sou Arte

Para encerrar em alto nível o Espaço Sou Arte, apresentou o Espetáculo “Todos por um mundo melhor” que levou o público ao delírio.

O belíssimo espetáculo relacionou a preservação da natureza, incluindo seus elementos como: fauna, flora e diversos recursos naturais para sobrevivência da humanidade e consequente das diversas formas de vida.

De forma didática, lúdica e engraçada, o Espetáculo Cultural objetivou sensibilizar os munícipes da importância e necessidade do repensar, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos recicláveis, favorecendo a diminuição da poluição do solo, água e ar; reduzindo a extração de recursos naturais; melhorando a limpeza do Município; minimizando a quantidade de resíduos na Unidade de Transbordo do Município e incentivando a destinação dos resíduos recicláveis para a UVR do Município (Unidade de Valorização de Recicláveis). Sensibilização também com o cuidado aos animais e a conservação dos recursos naturais.

O Espaço Sou Arte é uma companhia de circo, teatro e dança do interior do Paraná, formado por mais de 30 profissionais de vários segmentos: artistas, bailarinos, atores, escritores, educadores sociais, técnicos, entre outros, que estão juntos na missão de prestar o melhor serviço aos clientes, colaboradores e parceiros.

O evento contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores Elizandréia Pardinho Silva, Francisco do Nascimento, José Carlos Alves da Rocha, Osmar Aparecido Rinki e Valdemar da Silva Melato.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //