"Sentinela do Vale do Piquiri"

TG 05-015 de Assis Chateaubriand comemora 47 anos

Terça-feira, 16 de agosto de 2022

Última Modificação: 16/08/2022 10:55:32 | Visualizada 75 vezes


Ouvir matéria

TG 05-015 de Assis Chateaubriand comemora 47 anos

“Sentinela do Vale do Piquiri”

 

O Tiro de Guerra de Assis Chateaubriand comemora o aniversário de 47 anos de criação, no dia 11 de agosto. A data foi comemorada na sexta-feira (12), com a realização de uma formatura com a presença dos familiares dos Atiradores e autoridades, dentre elas o Prefeito Municipal Valter Aparecido Souza Correa, Matheus Henrique Ribeiro Marques - Presidente da Câmara de vereadores e o edil Valdemar da Silva Melatto, Eliandro Anholeto Costa – presidente do Rotary, Major Christian Guilherme Goldoni- presidente do CONSEG- Conselho de Segurança de Assis Chateaubriand, dentre outros.

                       

Na oportunidade foi realizada a entrega da Boina para os Atiradores pelos padrinhos de boina, simbolizando a conclusão da primeira fase de instrução básica militar, quando, após 25 semanas de instrução, tendo superado semanas de intensas instruções militares, treinamentos físicos, atividades de campo e ações comunitárias, o atirador está apto a incorporar os valores de honra e patriotismo cultivadas no exército brasileiro, representando união, amizade, respeito, camaradagem e civismo.

 

“Muito feliz em participar das comemorações dos 47 anos do nosso TG que é de extrema importância para Assis Chateaubriand, pois caso contrário muitos dos jovens estariam servindo em outros locais. Eu como Diretor do TG-05-015, quero agradecer ao Subtenente Jarbas pelas ações que são desempenhadas no município, sempre dando total apoio a nossa comunidade, por isso temos muito que comemorar pois com o trabalho aqui realizado teremos excelentes cidadãos”, assegurou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

 

“Uma data extremamente importante onde nós comemoramos o aniversário do Tiro de Guerra com a família militar para festejarmos a existência do TG em nosso município com a formatura pelos 47 anos e ainda realizamos a entrega das boinas para os atiradores marcando o encerramento da primeira fase de instrução. Temos muito o que ser comemorado pois é uma vitória dos idealizadores que com muito esforço construíram o TG na cidade Morada Amiga”, salientou o Subtenente Jarbas Silveira de Castro, chefe de instrução do Tiro de Guerra.

 

 

 

Histórico do Tiro de Guerra 05-015

O Tiro de Guerra 05-015, a “Sentinela do Vale do Piquiri”, Órgão de Formação de Reservistas do Exército Brasileiro, foi criado conforme Portaria ministerial em 11 de agosto de 1975, iniciando suas atividades em 27 de junho de 1977, tendo como seu Primeiro Instrutor o primeiro Sargento José Curralinho de Oliveira, o qual foi designado em 02 de fevereiro de 1977 e o primeiro diretor foi o então Prefeito Koite Dodô, nomeado em 12 de agosto de 1977.

O TG 05-015 iniciou oficialmente suas atividades em junho de 1977 em instalações provisórias em um local sito à Rua D. Pedro II, esquina com a Rua Curitiba, nas proximidades de onde hoje se localiza a MA Máquinas agrícolas, enquanto aguardava a construção da nova sede em terreno adquirido pela administração municipal, até o ano de 1980, onde ocupou as atuais instalações.

Teve sua renumeração no dia 27 de março de 1979, onde em através da Portaria Ministerial nº 878, do Ministério do Exército, passou a denominar-se TG 05-015. 

Em 17 de julho de 1980, o TG foi inaugurado em suas atuais instalações com a presença de convidados, autoridades civis e militares dentre elas o General de Divisão Cmt da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, lotada em Curitiba, PR e do então prefeito municipal Assis Chateaubriand Koite Dodô. Onde funciona até os dias atuais em uma instalação de 614 metros quadrados e uma área total de 35.069 metros quadrados, situado à Avenida São Paulo, no Jardim Progresso.

Desde então já foram nomeados 15 Chefes de instrução tendo como destaque o 1º Sargento Salvador Avinez Lima, que permaneceu mais de 8 anos à frente do TG de Assis Chateaubriand. Desde sua criação, foram formados mais de 360 cabos da reserva e mais de 1800 atiradores.

 

 

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //