Crianças com Transtorno do Espetro do Autismo

Assis Chateaubriand inicia oficina de atendimento com Musicoterapia

Sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Última Modificação: 19/08/2022 11:38:23 | Visualizada 243 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand inicia oficina de atendimento com Musicoterapia

Crianças com Transtorno do Espetro do Autismo

A Secretaria de Educação, Cultura, através do Setor de Cultura, iniciou no dia 16 de agosto a oficina de atendimento em Musicoterapia para crianças com TEA – Transtorno do Espetro do Autismo.

A musicoterapia usa a música e seus componentes como a melodia, harmonia e ritmo para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais dos indivíduos.

A musicoterapia também oferece caminhos de comunicação que podem ser úteis para aqueles que têm dificuldade em se expressar em palavras, como é o caso de várias crianças autistas.

Essa terapia consiste na utilização da música no contexto clínico, educacional e social e tem como objetivo auxiliar no tratamento ou prevenção de problemas de saúde mental.

O musicoterapeuta e especialista em autismo David William Motta Morais iniciou os atendimentos através da entrevista inicial com os pais e responsáveis e na sequência, as crianças e adolescentes iniciaram seus acompanhamentos.

As sessões serão ofertadas na Casa da Cultura, com a frequência semanal, com duração de 30 minutos e os pais são responsáveis pelo acompanhamento, desde o deslocamento e aguardo do término da sessão.

O musicoterapeuta David Morais destaca que a musicoterapia é um tratamento na área da saúde. “No atendimento não serão ensinadas técnicas de uso de instrumentos. Estes instrumentos, como o violão e teclado, são meios para se alcançar melhoria na qualidade de vida do indivíduo”.

Estiverem presentes na inauguração, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, “Valtinho”, Secretária de Educação e Cultura Fátima Aparecida Sobral Silva, presidente da Câmara de vereadores Matheus Henrique Ribeiro Marques, a Coordenadora de Cultura Vera Lúcia do Nascimento e a psicóloga da Secretaria de Educação Silvana Pedro Pinto.

“A demanda no atendimento de crianças autistas é emergente e o tratamento em musicoterapia só irá contribuir para o desenvolvimento integral das crianças”, assegurou o prefeito Valtinho.

A Secretária de Educação Fátima Aparecida Sobral declara que abraçou a ideia da musicoterapia e fomentou os trâmites para que se tornasse uma realidade. “É com muito orgulho que inauguramos esta modalidade de atendimento. O tratamento irá refletir também no desenvolvimento das habilidades das crianças, inclusive as acadêmicas, contribuindo também para o melhor rendimento escolar”.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //