Parceria entre Município, Rotary e IFPR

Projeto Meliponário - Quintais de Mel é entregue em Assis Chateaubriand  

Terça-feira, 11 de outubro de 2022

Última Modificação: 11/10/2022 14:46:27 | Visualizada 129 vezes


Ouvir matéria

Projeto Meliponário - Quintais de Mel é entregue em Assis Chateaubriand

 

Parceria entre Município, Rotary e IFPR

 

Aconteceu na tarde de segunda-feira (10), no Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto), a entrega do Meliponário – Quintais de Mel. O projeto é resultado de Subsídios do Distrito 4640 do Rotary Club de Assis Chateaubriand, apoio técnico de professores do IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand e infraestrutura/local de instalação cedido pela Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand com o apoio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente através do Departamento de Meio Ambiente.

 

O projeto Quintais de Mel foi idealizado pelo Professor Tiago Amaral - Coordenador do Projeto com o apoio dos professores Eduardo Felippsen, Roberto Ito, Simone Rodrigues Slusarski do IFPR. O meliponário teve apoio do presidente do Rotary na gestão 2021/2022 Wylliam Salviano Gongora e do atual presidente Eliandro Anholeto Costa gestão 2022/2023 que conta com a contribuição do rotariano Marcio Montanher - Diretor de Projetos de Meio Ambiente e de Adalberto Silva - Diretor de Projetos Humanitários.

 

O suporte técnico também é prestado através do representante dos Meliponicultores de Assis Chateaubriand Lucinei Slusarski que realiza o orienta o manejo das abelhas e a manutenção da infraestrutura e jardins realizadas pela Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente através do Secretário Douglas Henrique Arantes Cazaqui com o apoio do Departamento de Meio Ambiente através do Diretor de Meio Ambiente Eduardo Schmatz. “Iremos sempre ser parceiros em ações como essa, parabenizar o IFPR e o Rotary pela iniciativa”, destacou Douglas Cazaqui.

 

O meliponário foi inaugurado com as espécies nativas Plebeia droryana (Mirim), Leurotrigona muelleri (Lambe-olhos), Tetragonisca angustula (Jataí) e Melipona quadrifasciata (Mandaçaia).

 

O objetivo do projeto de criação de abelhas nativas sem ferrão é ajudar na conservação das espécies de abelhas nativas e das plantas dependentes da polinização, bem como servir como local de educação ambiental, estudo e visitação técnica para estudantes dos mais variados níveis de escolaridade.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //