Até 30 de junho

Jovens nascidos em 2005 e anos anteriores devem fazer o alistamento militar

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Última Modificação: 16/01/2023 16:57:46 | Visualizada 131 vezes


Ouvir matéria

Jovens nascidos em 2005 e anos anteriores devem fazer o alistamento militar

Até 30 de junho

Os jovens nascidos em 2005 que completam 18 anos em 2023 e anos anteriores devem fazer o alistamento militar obrigatório. O alistamento pode ser realizado pelo site do alistamento militar, www.alistamento.eb.mil.br, ou procurar a Junta Militar de Assis Chateaubriand, até o dia 30 de junho. O atendimento na Junta Militar acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 no paço municipal.

Documentos de identificação com foto e comprovante de residência, CPF, são necessários para realizar a inscrição no alistamento militar. Após preencher o formulário, é possível acompanhar os próximos passos no site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro.

O candidato que perder o prazo de alistamento fica em débito com o Serviço Militar e ainda estará sujeito ao pagamento de multa.

Impedimentos

Essa situação gera impedimentos como a impossibilidade de tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

Se aprovado, a prestação do serviço militar será de 12 meses, prazo que pode ser reduzido por dois meses ou estendido em mais seis meses. Se dispensado, o candidato recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) e fica ciente para apresentar-se caso seja necessário.

O alistamento pode ser realizado on-line é uma forma de facilitar a vida do cidadão. Assim poderá acessar de casa pelo celular, pelo computador.

Documentos necessários 

Certidão de Pessoa Física (CPF); Carteira de identidade; comprovante de endereço com CEP; endereço de e-mail e telefone.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //