11 imóveis foram notificados e 2 autuados

4º LIRAa é divulgado e índice fica em 1% em Assis Chateaubriand

Segunda-feira, 10 de julho de 2023

Última Modificação: 10/07/2023 17:09:17 | Visualizada 73 vezes


Ouvir matéria

4º LIRAa é divulgado e índice fica em 1% em Assis Chateaubriand

11 imóveis foram notificados e 2 autuados

O município de Assis Chateaubriand, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023. O índice ficou em 1,0%, caracterizando médio risco para a população.

Durante o período de 3 a 8 de julho, os Agentes de Endemias realizaram 1156 vistorias, notificando 11 imóveis e autuando outros 2. O índice de infestação do Aedes variou de 1,29% a 3,94%, em doze bairros.

É importante ressaltar que o Ministério da Saúde preconiza que o índice do LIRAa fique abaixo de 1% para que o município não tenha risco de epidemia. Portanto, é necessário que a população se envolva na prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

O município de Assis Chateaubriand é considerado endêmico com relação à dengue, o que torna fundamental a participação de todos na prevenção. É importante não deixar acumular água em objetos, manter sempre os lotes e quintais limpos e fazer a coleta de plásticos, latas e tampinhas de garrafas pelo menos uma vez por semana.

Além disso, é essencial vistoriar as calhas e pneus, pois são locais propícios para a proliferação do mosquito. A Secretaria de Saúde destaca que os Agentes de Endemias continuam com trabalhos de orientação e que é preciso que cada cidadão faça a sua parte para evitar os criadouros dos mosquitos.

A prevenção é a melhor forma de combater o mosquito Aedes aegypti e evitar doenças como a dengue, zika e chikungunya. Portanto, é fundamental que todos se conscientizem da importância da prevenção e colaborem para manter o município livre dessas doenças.

Faça a sua parte!

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //