Materiais estão sendo instalados através de Termo de Cooperação de Logística Reversa

UVR de Assis Chateaubriand novamente se beneficia com investimento do InPAR

Quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Última Modificação: 23/08/2023 15:44:47 | Visualizada 85 vezes


Ouvir matéria

UVR de Assis Chateaubriand novamente se beneficia com investimento do InPAR

Materiais estão sendo instalados através de Termo de Cooperação de Logística Reversa

Está sendo finalizado a instalação de sistema de monitoramento através de câmeras e persianas na Unidade de Valorização de Recicláveis do Município de Assis Chateaubriand, fruto do Termo de Cooperação com o InPAR para apoiar e promover o sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo no município.

A logística reversa tem como principal objetivo reinserir os resíduos do pós-consumo em novos ciclos produtivos, preservando o meio ambiente, prorrogando a ocupação de aterros sanitários e diminuindo a extração de matérias primas.

Através do InPAR, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis Chateaubriand (ACAMAR) recebe recursos financeiros que vem auxiliando na aquisição de equipamentos, impactando positivamente no trabalho dos 26 associados que realizam diariamente a coleta urbana/rural e triagem dos resíduos sólidos recicláveis na Unidade de Valorização de Recicláveis.

Nesse momento, o recurso vem proporcionando a aquisição de equipamentos e instalação de sistema de monitoramento através de câmeras, bem como, de persianas, totalizando em investimento em R$13.641,00.

Lembrando que havia sido entregue em 31 de janeiro de 2023 o investimento de R$60.263,00, com equipamentos de climatização, informática, eletrodoméstico, jardinagem e produção do mascote da Coleta Seletiva do Programa Coleta Amiga – Déco.

“É oportuno ressaltar que o nosso Município está entre os 6 (seis) municípios em parceria com Instituto Paranaense de Reciclagem – InPAR dos 55 Municípios com Convênio com a Itaipu Binacional do Oeste Paranaense, ou seja, Assis Chateaubriand vem sendo um município de destaque em parcerias na área de resíduos sólidos recicláveis”, afirmou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

Leandro Silva Carlos, Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, destacou, “constantemente há investimento pela Itaipu Binacional, PTI, InPAR e município para o crescente avanço nas melhorias na Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), local este de atuação da ACAMAR, mas para continuar a destinação adequada dos materiais, é importante a colaboração dos munícipes em separar e disponibilizar os recicláveis para o Programa Coleta Amiga, conforme cronograma”, destacou Leandro.

Criado em 2017, o Instituto Paranaense de Reciclagem – InPAR, é uma instituição sem fins lucrativos que tem o propósito de estruturar e operacionalizar sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo. As ações do InPAR estão alinhadas ao Acordo Setorial de Embalagens em Geral, sendo que os projetos desenvolvidos pelo Instituto se baseiam prioritariamente na estruturação de associações de catadores, ações de educação ambiental e realização de campanhas de coleta de resíduos sólidos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //