Assis Chateaubriand realizou o III Seminário Municipal de Saúde Mental

Quarta-feira, 04 de outubro de 2023

Última Modificação: 04/10/2023 14:46:49 | Visualizada 89 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand realizou o III Seminário Municipal de Saúde Mental

Na tarde da última terça-feira (3), aconteceu o III Seminário Municipal de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental: Cuidar, acolher e florescer", no Centro de Convenções (Auditório Municipal). O evento contou com a presença do palestrante doutor Eduardo Giacomini, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, especialista em psiquiatria pela mesma Universidade, mestre em Biociências e Saúde da Universidade estadual do oeste do Paraná - Unioeste e atualmente doutorando pelo mesmo programa e professor da UFPR.

O objetivo do seminário foi trazer à tona a importância de cuidar da saúde mental e conscientizar a população sobre a necessidade de olhar para a condição da saúde da nossa mente. O Dia Mundial de Saúde Mental, que é comemorado no dia 10 de outubro, foi instituído em 1992 pela Federação Mundial da Saúde Mental e serve como um alerta para a sociedade sobre a importância de cuidar da parte psicológica.

Durante o evento, o vice-prefeito licenciado e Superintendente de Administração e Finanças, Cloves Luiz Angeleli, destacou a importância do assunto e ressaltou que a saúde mental é uma prioridade para a gestão do município. O Secretário de Saúde do município, Fabio Fantin Camilo, também salientou o aumento de casos de saúde mental e da preocupação com a situação e lembrou que além do CAPs, o município implantou também a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM).

A presidente da Câmara Municipal, Franciane Sonni Martins Micheletto, também esteve presente no evento e falou sobre a importância de eventos como esse para conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde mental.

O seminário contou com a presença de profissionais da área da saúde mental, da educação e Assistência Social, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Durante a palestra, foram abordados temas como prevenção ao suicídio, tratamento de transtornos mentais e a importância da promoção da saúde mental.

Estiveram presentes a Secretária de Educação e Cultura, Fátima Sobral, Secretária do Trabalho, Emprego e Turismo, Milene Angeleli, da Assistência Social e da Mulher, vereadora licenciada Elizandréia Pardinho, vereadora Velândia Belino e Lirian Aparecida Ferreira Feliciano, pedagoga e Coordenadora do Caps- Centro de Atenção Psicossocial.

Durante o evento aconteceu uma apresentação Cultural com pacientes que participam das oficinas terapêuticas e uma delas é a oficina de música, ministrada pela professora Solange Spoti, que vem possibilitando aos pacientes terem melhora do seu quadro emocional, promovendo a inserção social, redução da ansiedade, melhora da autoestima, além de funcionar como importante meio de comunicação.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //