3º Encontro da Capacitação para os pré-conselheiros tutelares é realizado pelo CMDCA e Assistência Social

Terça-feira, 31 de outubro de 2023

Última Modificação: 31/10/2023 17:18:46 | Visualizada 201 vezes


Ouvir matéria

3º Encontro da Capacitação para os pré-conselheiros tutelares é realizado pelo CMDCA e Assistência Social

Na segunda-feira (30), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu o terceiro encontro de capacitação para os pré-conselheiros tutelares eleitos como titulares e suplentes.

Neste terceiro encontro, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde foram responsáveis por conduzir as atividades. Durante a capacitação, foram abordados temas relacionados à Vigilância Epidemiológica, com ênfase na ficha de notificação de violência, violência interpessoal e autoprovocada, além de questões relacionadas às vacinas e à atenção primária em Saúde. Também foi realizada uma explanação sobre todos os equipamentos que compõem a Secretaria Municipal de Saúde, incluindo o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e o Emaesm (Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental), além de encaminhamentos para especialidades.

Durante o encontro, a representante do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, Amanda Navarro, abordou a temática do Trabalho Infantil, explicando seu conceito e as consequências para as crianças e adolescentes que sofrem com essa forma de violência. A importância de combater o trabalho infantil foi ressaltada, destacando-se a necessidade de proteger os direitos das crianças e garantir seu pleno desenvolvimento.

A Secretária de Assistência Social e da Mulher, vereadora licenciada Elizandréia Pardinho, aproveitou a oportunidade para agradecer à equipe da Secretaria de Saúde pela importante contribuição nesse processo de capacitação dos futuros conselheiros tutelares. A parceria entre as secretarias demonstra o comprometimento com a formação desses profissionais, que terão a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município.

A equipe da Secretaria de Saúde responsável pela capacitação foi composta por Adriani Cardoso (Enfermeira), Andreia Bonani (Enfermeira), Simone Mantovan (Enfermeira) e Enedina Sagae (Chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalhador). Já a equipe do CMDCA contou com a presença de Susana Borella (Assistente Social) e Taciana Tem Pass (Coordenadora da UDC). A Secretaria de Assistência Social foi representada por Janaína Helfenstein (Assistente Social) e Andreia Neves (Educadora Social).

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //