Terça-feira, 08 de fevereiro de 2011
Visualizada: 576 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Educação realizou na quinta e sexta-feira, dias 03 e 04, da semana passada, oficinas de capacitação nas disciplinas de Matemática e Português para os professores da Rede Municipal de Ensino. Essa foi a última etapa de preparação para a volta às aulas.
Foram seis oficinas, sendo três de cada disciplina, ministradas por professores especialistas da empresa GAE (Grupo de Apoio à Educação), de Marechal Cândido Rondon. Os trabalhos aconteceram simultaneamente na Casa da Cultura, Centro Catequético e na Escola Municipal Odila de Souza Teixeira, com uma carga horária de 16 horas, sendo oficinas de teoria e prática.
Conforme a secretária de Educação, Railda Moraes, a capacitação desse ano não ficou somente na teoria. “No ano passado os trabalhos foram feitos pelo Sistema Positivo, mas neste ano aprofundou-se mais. Os professores trabalharam com a teoria munida com a prática. Tanto na Língua Portuguesa, quanto na Matemática, as professoras especialistas vieram com uma linguagem nova, trazendo coisas concretas para a sala de aula, que vão enriquecer também lá na escola, onde os professores da Rede Municipal levarão para a sala de aula, não só a teoria, mas também a prática, para os alunos manusearem durante o dia a dia escolar”, explica Railda, contando que a Secretaria sempre está buscando inovar nas capacitações e no preparo dos professores. “A gente deve se preocupar que, a educação não pode ficar muito em palestra ou muito em falas. Nós temos que capacitar e, capacitar é treinar o professor. Nós estamos fazendo isso. Não só na teoria, mas na prática também; a vivência pedagógica”, detalha a secretária, anunciando que a próxima etapa da capacitação será em julho, com as mesmas oficinas. “Quem fez Português agora, não fez Matemática; então, será trocado. No planejamento das aulas, os professores vão trocar experiências enquanto não fazem oficina na outra disciplina, fazendo assim, a escola trabalhar em conjunto, em grupo”, assegura Railda.
Oficina
Na oficina de Matemática “Aprendizagem Matemática x Material Concreto”, ministrada pela especialista Glaci Matoso Mendes, o que prendeu a atenção dos professores foi o uso de dinâmicas e brincadeiras no aprendizado da Matemática. “A turma aqui de Assis é muito comprometida, fazendo e trazendo material no intuito de aprender mesmo e participando ativamente da oficina, dando significado para a matemática de uma forma prazerosa e divertida. Não só isso, mas também visando a aprendizagem significativa, porque de nada adianta trabalhar com um monte de material e não pensar no conceito matemático”, explica Glaci Matoso.
Para a professora Sueli dos Santos Henrique, coordenadora do semi-integral da Escola Municipal Cherlei Coutrin, a oficina vem ao encontro das necessidades dos professores. “Essa oficina de matemática é muito importante porque ela complementa o trabalho do professor em sala de aula, porque o professor trabalha com a teoria e muitas vezes fica difícil de colocar em prática, até devido ao tempo. Pra nós, essa oficina é muito importante, porque a professora está trabalhando a teoria e a prática. Nós, professores, ficamos imaginando como trabalhar a prática e ela [instrutora] trouxe várias atividades e mostrou pra nós, enquanto professores, o que podemos criar em sala de aula”, detalha Sueli.
Investimento na Educação
Durante uma das palestras, a secretária Railda destacou o trabalho do município na Educação. “A Prefeitura de Assis está preocupada sempre na qualidade do ensino no município.
Desde o primeiro mandato, a prefeita vem investindo muito na Educação. E esse ano não está sendo diferente. É grande preocupação da prefeita Dalila que essas capacitações, nessa nova filosofia de trabalho, seja um constante investimento no aluno e no professor”, finalizou.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.