Visita

Irineu Colombo conhece obras do Instituto Federal

Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Visualizada: 635 vezes


Ouvir matéria

Padrinho do IFPR visita prefeita e confirma candidatura a reitor

O ex-deputado federal pelo PT, professor Irineu Colombo esteve em visita a Assis nesta semana, quando passou pelo gabinete da prefeita Dalila José de Mello, que em seguida o acompanhou em vistoria às obras da sede própria do IFPR, Instituto Federal do Paraná. Na comitiva de visita também estavam o vice-prefeito José Costa, o diretor do campus de Umuarama e Assis, professor Vicente Sanderski, o presidente da Comissão de Implantação do Instituto, professor Anderson Sanita, os secretários, Geral de governo, José Carlos Martins Gomes e de agricultura, Floriano Marin Filho. Na recepção ao professor, no gabinete da prefeita, também estavam, a secretária de Educação, Railda Morais e os vereadores Valcir dos Santos e Regina Maura.
Colombo foi uma das primeiras autoridades federais, ao lado do também deputado Dilceu Sperafico (PP), a buscar a viabilização do IFPR em Assis. Ultimamente ele era o responsável do Instituto Federal no Campus de Foz do Iguaçu, sendo que no ano passado ocupava a mesma responsabilidade no estado de Alagoas. “Nesse tempo, o IFPR cresceu, contratou novos técnicos administrativos, novos professores e agora estou tendo a oportunidade de possivelmente concorrer à reitoria do Instituto Federal. Eu estou fazendo uma visita de reconhecimento; conhecer os campus onde estão instalados; os novos servidores, pra gente bater um papo e conhecer previamente, porque, como eu estava em outras atividades, não vi esse volume enorme de pessoas que entraram no Instituto. A intenção é essa, dar uma andada nos nossos campus. Eu já fui hoje (7), pela manhã, em Cascavel; agora em Assis e depois sigo para Umuarama, Paranavaí e Londrina. A ideia é fazer esse bate-papo e conhecer os nossos colegas servidores. Aqui em Assis, aproveitei para visitar a prefeita Dalila, o companheiro José Costa e demais amigos”, disse Colombo.
A prefeita Dalila disse receber o professor Irineu Colombo com muita alegria. “Ele é um dos grandes responsáveis pela vinda do IFPR. Nos acompanhou na primeira visita que fizemos ao ministro Hadadd, da Educação, em Brasília”, lembrou, afirmando que ficará mais feliz ainda em ter Colombo como reitor do Instituto em Curitiba. “O professor Alípio foi muito especial nesse cargo e tenho certeza que o Colombo será também. Ele irá inaugurar o prédio do IFPR em Assis, com certeza”.

Sonho e muito trabalho
Colombo falou também do sonho do povo chateaubriandense, de trazer uma faculdade pública. “Tem muitos lugares que as pessoas fazem reuniões por uma causa, muita gente desdenha. Mas é assim que se começa grandes projetos no Brasil. Quando a primeira reunião aconteceu, eu vi que muitas pessoas falavam assim: “É, isso não vai acontecer, é muito difícil, não tem dinheiro nem pra universidades!. Assis se agendou, promoveu discussão e apresentou uma das melhores propostas em nível de Brasil. E está aí o Instituto em uma cidade que tem menos de 50 mil habitantes. Os técnicos burocráticos de Brasília diriam que não estaria na prioridade. Mas foi prioridade porque foi agendado. A Dalila e o José Costa e todas as lideranças políticas que apoiaram essa ideia estão de parabéns desde a primeira reunião, quando muitos riam do primeiro encontro, mas pautou e hoje é uma realidade. Está de parabéns a comunidade”, disse Colombo.
O vice-prefeito José Costa citou também a importância de Irineu Colombo na Educação. “Para nós é importante o Colombo como reitor do Instituto, porque, além de ser da região, foi uma das primeiras pessoas a incentivar o nosso trabalho para que Assis Chateaubriand fosse contemplada com uma escola técnica federal. E o Colombo, sem dúvidas, é essa pessoa que ajudou, plantou a primeira semente. Com certeza, no fim desse ano ele vai inaugurar o nosso espaço físico como reitor. Pra Assis é bom, pra região é bom, pro Paraná é bom, porque afinal de contas é experiência que Colombo tem depois que deixou a Câmara dos Deputados, passou a trabalhar praticamente todos os dias no Ministério da Educação, tem um prestigio muito grande, conhece o Brasil e acima de tudo conhece o Paraná. Pra nós aqui de Assis Chateaubriand não precisava ser melhor. Lógico que nós temos o professor Alípio, grande esforço ele fez, foi e é um grande companheiro de Assis Chateaubriand, mas optou ocupar uma secretaria de Estado e para nós, um presente para Assis ganhar Colombo como reitor do Instituto Federal de Educação. Não tenho dúvidas, é um nome que tem consenso. Portanto é festejar”, comemora Costa.

Diretor também enaltece Colombo
O diretor dos Campus de Umuarama e Assis, professor Vicente Sanderski, disse que a capacidade de articulação de Colombo já é conhecida, politicamente, como deputado federal. “É interessante que ele participou desde o princípio da articulação dos Institutos Federais, conhece toda a história e ele tem um ótimo trânsito dentro do MEC. A gente acredita que a pessoa do Colombo para nós, enquanto fazemos parte, é importantíssima; nós temos um grande ganho com isso. A figura do professor Alípio era e foi importantíssimo. Acredito que também como secretário, onde o professor Alípio está hoje, ele era importantíssimo para o Instituto também. Foi uma articulação bem interessante. Estamos no caminho certo com o professor Colombo como reitor”, garante Sanderski, lembrando que Colombo foi um dos articuladores, junto com o José Costa, prefeita Dalila e toda a sociedade.

O futuro breve
Sanderski diz acreditar que em breve haverá novos concursos no IFPR de Assis. “Até em maio próximo estaremos expondo à comunidade mais um grupo de professores e de técnicos. Temos o prédio que é uma estrutura e importante. Mas também a outra inauguração de pessoas é importantíssima e vai dar a consolidação ao prédio. A gente acredita que, aqui em Assis, está indo aos poucos, mas com solidez e vai ficar muito bom”
Sobre o ano letivo do IFPR, o diretor afirmo que faltam professores. “É uma batalha, mas está tudo tranquilo. A gente acredita que inicialmente tenhamos algumas dificuldades. Gostaríamos de ter mais professores; que houvesse esse número com excesso até, mas vamos trabalhar justinho. Vamos começar dia 14 com aula inaugural, vamos ter a senadora Gleice falando nesta aula inaugural juntamente com o reitor. Dia 14, via educação à distância, depois, segue o rumo normal, tranquilo com os nossos professores. Estaremos aqui na medida do possível, na expectativa de que os novos professores assumam o quanto antes para fazermos um trabalho e corresponder às expectativas que a comunidade têm, porque nós devemos a ela um trabalho, por toda a expectativa e com toda essa contribuição que vem dando ao Instituto”, finaliza Sanderski.

Diretor Sanderski: Até maio próximo estaremos expondo à comunidade mais um grupo de professores e de técnicos Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Diretor Sanderski: Até maio próximo estaremos expondo à comunidade mais um grupo de professores e de técnicos

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //