2011

Compra Direta faz primeira reuni?o do ano

Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Visualizada: 264 vezes


Ouvir matéria

Encontro de agricultores que fornecem alimentos da Merenda Escolar

O programa Compra Direta realizou na manhã de terça-feira, 09, a primeira reunião do ano com os agricultores e representantes das 14 entidades do município que recebem os alimentos destinados à Merenda Escolar. Dos 43 produtores rurais que fazem parte do programa, apenas sete não compareceram. A reunião tinha por finalidade dar início aos trabalhos do ano de 2011, com duração de oito meses. Na oportunidade, também foram repassadas orientações aos agricultores e aos representantes das entidades. Este é o terceiro ano do programa em Assis Chateaubriand, implantado pela prefeita Dalila José de Mello.
Participam do programa, pequenos agricultores e associações de produtores, que comercializam frutas, legumes, verduras, bolachas, panificados e diversos outros produtos.
Conforme o técnico responsável pelo ‘Compra Direta’ em Assis, Valtemar Sartorelli, a partir dessa reunião os produtores já podem começar a fazer a entrega dos produtos nos locais já pré-definidos. “Nós chamamos os agricultores e as entidades para darmos inicio à execução do Compra Direta no ano de 2011. O programa teve suas inscrições abertas ainda no ano de 2010 e como já era fim do ano, decidimos deixar para iniciar a execução agora em fevereiro. A reunião de hoje foi para a entrega dos relatórios, quantidade e locais onde os agricultores vão entregar para que eles comecem os trabalhos”, detalha Valtemar, contando que os agricultores tiveram poucas dúvidas durante a reunião. “Na verdade, não teve muitas dúvidas porque nós já estamos no terceiro ano do programa e já avançamos bastante na execução do Compra Direta nesta gestão e hoje os agricultores já estão bem acostumado a trabalhar, as entidades também. Às vezes, alguns agricultores novos têm alguma dúvida ou outra, mas como o programa é muito simples e muito fácil de trabalhar, eles se acostumam bem rápido”, afirma Sartorelli.

Compra Direta
O Compra Direta é um programa criado pelo governo federal e mantido através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem por objetivo permitir a aquisição de alimentos do pequeno agricultor para a distribuição ou para a formação de estoques públicos. Com isso, oferecer segurança alimentar e nutricional para a clientela das entidades sociais e gerar emprego e renda no campo na agricultura familiar. “O nosso convênio é feito com a SETEP (Secretaria de Estado e do Emprego e Promoção Social), que por sua vez faz um convênio com o Governo Federal através do MDS. Os recursos são federais. O convênio foi estabelecido pelo governo do Estado e posteriormente com a APOAC (Associação dos produtores Orgânicos de Assis Chateaubriand). Na verdade, ela é a responsável, a executora desse programa. A Prefeitura, como sempre, desde o primeiro ano do programa, dá todo o apoio logístico, técnico, enfim, tudo que é necessário para que o programa seja executado. Esse dinheiro vem do governo federal, passa pelo governo do Estado e chega até a APOAC. A Prefeitura sempre se dispõe a colocar a disposição. Inclusive, a prefeita Dalila sempre frisa a necessidade do Compra Direta, porque é um incentivo e um trabalho muito importante para com a agricultura familiar”, conclui Valtemar.

O técnico responsável pelo programa, Valtemar Sartorelli, esclareceu as dúvidas dos agricultores e dos representantes das entidades Crédito: Aldo Nunes
Legenda: O técnico responsável pelo programa, Valtemar Sartorelli, esclareceu as dúvidas dos agricultores e dos representantes das entidades

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //