Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Visualizada: 393 vezes
Ouvir matéria
O Setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand iniciou as atividades de prevenção da AIDS para o ano de 2011.
Em conjunto com o Laboratório Municipal foram coletados sangue de 73 detentos
(60 homens e 13 mulheres) da 48ª DRP na última terça-feira, dia 08. Também Foram entregues folhetos sobre a prevenção de DST (doenças sexualmente transmissíveis).
Segundo a Enfermeira Julia Ishii, foram solicitados exames de HIV (AIDS ), VDRL (sífilis), HbsAg (hepatite B), e Anti HCV ( hepatite C ), pois, grande parte dos detentos usam piercing e tatuagens. Procedimentos esses que de acordo com os internos, não foram realizados em clínicas especializadas, o que aumenta os riscos de contaminação dessas doenças.
O delegado Ary Nunes Pereira aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. “Este trabalho é muito importante, porque realmente, hoje, a saúde pública é uma questão que vem mobilizando muitos setores de nossa sociedade. E aproveitando que o detento está aqui e se dispõe também a colaborar, cedendo o material para esses tipos de exames, é uma forma de tentar erradicar determinados tipos de doenças que ainda estão acometendo as pessoas. Parabenizo a Secretaria de Saúde do município por essa iniciativa e eles são muito bem recebidos aqui para realizar tais tipos de exames e nós só temos que agradecê-los da forma que vem sendo feita”, destacou o delegado Ary, contando que os presos aprovaram os trabalhos das enfermeiras. “Pelo que chegou ao meu conhecimento, os detentos acharam muito bom. Muitos deles não tiveram oportunidade de fazer esses tipos de exames até agora. Esse trabalho é também muito importante, porque vem ao encontro com a lei da execução penal e também se for detectado algum tipo de doença serão, com certeza, tratados e encaminhados para o devido tratamento”, detalha Ary.
Para a detenta Márcia, presa há 1 ano e 6 meses, a realização desses exames é muito importante para a saúde dos presos. “Pra gente é muito bom. Essa é a segunda vez que faço o exame de HIV; ano passado, a gente fez e esse ano também. É muito importante, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã. E o melhor é que elas se dispõem em vir até aqui fazer o exame. É muito bom em saber que ela [Secretaria de Saúde] se importa com a gente, se lembra que estamos aqui, porque tem gente que não se lembra”, comenta Márcia.
Detenta Jaqueline, presa há quase 1 ano, conta que os presos foram bem atendidos pelas enfermeiras da Secretária Municipal de Saúde. “Pra gente, esses exames são muito importantes. Apesar do lugar onde a gente se encontra, é sempre bom fazer os exames, porque até mesmo para os carcereiros ficarem marcando consultas pra gente ir ao posto de saúde é bem complicado. É sempre bom elas [enfermeiras] virem aqui para fazerem os exames”, conclui Jaqueline.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.