Quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Visualizada: 769 vezes
Ouvir matéria
Ingressos custam R$ 5,00 – Miniginásio Pixute
Uma parceria entre da Secretaria de Educação, através da Casa da Cultura, e o Museu Itinerante de Relíquias do Brasil, trouxe para Assis Chateaubriand a “Mostra Nacional e Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura e História Geral”. A exposição conta com cerca de 250 peças e está instalada no mini ginásio Pixute, ao lado da Prefeitura, permanecendo até o próximo sábado, dia 26, aberto das 8h até às 21h30. A entrada tem preço único: R$ 5,00.
O diretor da Casa da Cultura, Gilseno Caleffi, explica que a vinda essa Mostra cultural é apenas o início de uma série de eventos semelhantes que deverão acontecer nesse ano, por meio da Secretaria de Educação. “Estamos atendendo a um pedido da prefeita Dalila, através da secretária Railda, para um incremento especial nos eventos culturais”, a exemplo dos demais grandes trabalhos que a Educação do município vem realizando”, comentou Gilseno.
A Mostra tem objetos relacionados à Inquisição, escravidão, história do som, numismática, minerais, instrumentos indígenas, sinos, relógios antigos, instrumentos profissionais curiosos e muitos outros. O museu viaja o Brasil todo há mais de 20 anos. “Esta é uma exposição de várias peças muito antigas e oportunidade única. Fazemos um trabalho co-ligado normalmente à cultura e a educação, trazendo o Museu Relíquias do Brasil para que as pessoas possam tomar conhecimento do que foi há 30, 50, 100, mil anos. Esse é um trabalho que vem percorrendo todos os estados do Brasil e ampliando o nível cultural, principalmente dos alunos e professores. A Mostra pode ser conferida por toda a família”, comenta o curador do Museu, Aniceto Gomes da Silva Junior.
Segundo o curador, a peça que mais chama a atenção dos visitantes são os cintos de castidade, usados no período da Idade Média. “Particularmente, todas as peças chamam a atenção. Temos utensílios de mil até dois mil e trezentos anos atrás, como as moedas de antes de Cristo. Mas a peça que chama muito atenção mesmo são as cueca de ferro, para homem e para mulher, com proteção na frente e atrás. Dizemos cueca na gíria, mas o nome científico seria cinto de castidade, masculino e feminino. O porquê utilizava isso é que chama sempre a atenção”, conta Aniceto.
Conforme a professora de história da Escola Estadual Guimarães Rosa, Giselle Lopes, a Mostra enriquece o aprendizado dos alunos. “A visita ao museu resgata a história do passado, a importância das fontes para o seu estudo. Através disso, os alunos podem vivenciar na prática a historia vista nos livros. Esse á um enriquecimento que faz a diferença nos estudos das crianças. O museu resgata na prática o que eles aprendem nos livros e isso se torna mais real e presente em suas vidas”, explica Giselle.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.