Quinta-feira, 24 de março de 2011
Visualizada: 2041 vezes
Ouvir matéria
Compromisso de R$ 2 milhões consta na Lei Orçamentária para 2011
A prefeita Dalila José de Mello lembrou nesta semana que o compromisso de remodelar a avenida Tupãssi já fazia parte de sua campanha eleitoral em 2008, época em que surgiu o primeiro projeto e as primeiras reuniões em torno do assunto. A previsão de esta obra entrar em prática é a partir do segundo semestre deste ano. Um dos fatos que evidencia esta intenção é que o projeto consta da Lei Orçamentária Anual de 2011, LOA, projetado ainda no ano passado, na página 48, como “Projeto Remodelar a Avenida Tupãssi”, com recursos orçados em dois milhões de reais, sendo, um milhão de convênios e a outra metade através de operação de crédito, a serem realizados. “Nossa luta para conseguir esses recursos não é de agora. Já temos meio caminho andado; é só aguardar mais um pouco e vamos dar início à construção de um projeto muito bonito e funcional para a Avenida Tupãssi”, anuncia a prefeita.
A mesma Lei prevê ainda obras de urbanização em distritos e patrimônios, com rede de galerias pluviais, meio-fio, sarjetas, calçadas, ajardinamentos e pavimentação; asfalto nos jardins Sheila e Itaipu, na Avenida Tchocoslováquia, avenida Dom Pedro I e galerias em diversas ruas. Também consta para 2011, a remodelação da praça Nossa Senhora do Carmo; praça Japão e praça do panorama, além da colocação de parques infantis e aparelhos de ginásticas. Prevê ainda a construção do Aterro Sanitário e a sede do Corpo de Bombeiros, revitalização da sinalização de trânsito, aquisição de ambulâncias, microônibus e equipamentos de atendimento à saúde pública, inclusive o funcionamento do Centro de Atendimento 24 Horas, com a contratação de mais médicos, através do Concurso que ocorreu domingo passado. Muitos desses projetos já estão em execução. A creche do Conjunto Cristo Rei não foi prevista para esse ano, mas as obras já foram iniciadas. Também já dotação orçamentária para iniciar uma remodelação completa na Praça das Américas, conhecida como ‘praça da caixa d’água’. Há ainda outras dezenas de projetos e ações contidos na LOA 2011, à disposição dos munícipes, no site oficial da Prefeitura: www.assischateaubriand.pr.gov.br.
O secretário de Obras e Planejamento, Roberto Fabiano, lembra uma das reuniões, realizadas em setembro de 2009, na sede da ACIAC, onde expôs uma “radiografia” dos problemas da Avenida Tupãssi. É constante o aumento da frota. Temos quase meio carro para cada habitante, ou seja, 15.631 veículos até agosto de 2009. Tivemos um crescimento de 3.497 veículos nos últimos 3,5 anos, segundo o Detran”, disse, na época.
Segundo Fabiano, o projeto inicial, feito ainda em 2008, já foi modificado várias vezes, conforme vão aparecendo novas idéias e problemas não detectados anteriormente. “Hoje temos um projeto pronto, arrojado, só esperando a dotação orçamentária para executar. A prefeita quer deixar essa importante obra de reforma como mais uma de suas grandes marcas na administração. E vai conseguir, estamos próximos disso”, garante o secretário, explicando ainda que o projeto contempla uma avenida funcional priorizando o ser humano. “Precisamos de espaços para os carros, mas as pessoas são mais importantes. Por isso vamos continuar dando lugar para o verde. Não queremos uma cidade com cara de concreto, cinzenta e sem brilho”, adianta Fabiano.
Apesar de o projeto de remodelação estar pronto, Fabiano avisa que novas reuniões serão marcadas com os empresários estabelecidos na Avenida Tupãssi, principalmente com a ACIAC, para discutir o que dever ser feito no local. “A Avenida é do povo. Temos que ouvir o povo”, finaliza.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.