Sexta-feira, 15 de abril de 2011
Visualizada: 513 vezes
Ouvir matéria
Objetivo é fazer um balanço da inclusão de alunos deficientes
A Secretaria Municipal de Educação promoveu um seminário de avaliação do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na educação básica. O encontro reuniu as equipes da SECE, do Núcleo Regional de Educação, APAE, professores e pais de alunos. O prefeito em exercício, José Costa, participou do seminário.
O tema central foi o de tratar da importância da avaliação de como está sendo oferecido o atendimento aos alunos e como organizar o sistema educacional no município, de forma a atender plenamente o direito da pessoa com deficiência, assim como, elaborar um documento a ser enviado ao Ministério da Educação (MEC), com uma visão geral das práticas adotadas, num diagnóstico sobre o referido processo, com vistas ao seu aprimoramento.
José Costa elogiou o trabalho da APAE e da SECE no trabalho com os alunos incluídos, destacando ainda o apoio da iniciativa privada para com a Escola Ternura da APAE. “Esse é um encontro muito importante. Momento de elaboração de um documento para as nossas autoridades políticas, que pode melhorar o atendimento aos alunos de inclusão”, avaliou Costa.
Para a secretária de Educação, Railda Moraes, o seminário já deveria ter acontecido há muito tempo. “Há algumas falhas no atual sistema de inclusão. Muitos passos já foram dados, numa parceria da APAE com o município, mas há muito ainda por se fazer. O governo municipal está preocupado não só com a parte pedagógica dos incluídos, mas também com o lado clínico”, garantiu.
A coordenadora de Ensino e Inclusão do Núcleo, professora Denise Ventura, parabenizou a Secretaria Municipal de Educação por aceitar de imediato o compromisso de realizar o seminário. “Esse é um momento histórico. Somos o primeiro núcleo do Paraná a realizar esse grande evento. É momento de reivindicar mais atenção dos governantes, para a inclusão. A boa notícia é de que as APAEs estão sendo mais valorizadas e reconhecidas como escolas básicas. Estão recebendo todos os benefícios do governo do Estado, como, o transporte, por exemplo. É um reconhecimento importante”, anunciou.
A diretora da APAE, professora Maria Marcato, também enalteceu a parceria do município com a APAE e agradeceu o apoio recebido da SECE. Ela se disse preocupada com o atual sistema de inclusão, afirmando que o maior problema está em alunos que precisam voltar à APAE depois de terem sido incluídos. “Se eles voltam é porque a inclusão não deu certo. Esse é o maior problema, prejudica o incluído”, salientou.
O vereador Valcir dos Santos também esteve no encontro e parabenizou os professores pela paciência que têm com os alunos com problemas de aprendizado. “Vocês são especiais e muito importantes na educação”, destacou.
Os trabalhos foram finalizados com o preenchimento de formulários, avaliando como a inclusão de alunos egressos da APAE está acontecendo no município e a maneira que está sendo feito. Cada grupo, pais, alunos, professores e especialistas responderam separadamente as questões, que serão encaminhados à Federação Nacional das APAEs, em Brasília.
Também participaram do seminário, o presidente da APAE, Mauro Luis; a diretora de Educação da SECE, professora Zuleide Fan; a coordenadora de Educação Especial da SECE, professora Ana Maria Rúbio e os especialistas em educação especial, Solange Goldoni, da APAE e Rogério Yanaga, da SECE.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.