Sábado, 07 de maio de 2011
Visualizada: 266 vezes
Ouvir matéria
Governo municipal ensina e fornece enxoval às futuras mamães
Mais uma turma de 22 gestantes foi formada pelo curso “Enxoval do Bebê”, realizado pelo Provopar e Secretaria Municipal de Assistência Social. Foi o primeiro deste ano, destinado às gestantes do município, que aprendem a fazer as roupas infantis enquanto esperam o nascimento das crianças. As mães estudantes do curso levam para casa todo o material confeccionado durante as aulas que duraram 30 dias.
A prefeita Dalila José de Mello manifesta um carinho especial por esse programa e sempre faz o possível para estar presente nas aberturas e encerramentos de cada edição do curso. Na quinta-feira, 05, durante a entrega dos certificados de conclusão e das entregas do os kits de peças de roupas, confeccionadas pelas próprias alunas, a prefeita conversou com cada uma das alunas gestantes, ouvindo relatos de gestação e problemas que enfrentam. À várias delas a prefeita reservou o encaminhamento para cirurgia de laqueadura, mas também destacou a importância do parto normal. Dalila acumula a experiência de auxiliar de enfermagem e de secretária municipal de saúde, cargos que exerceu nos anos 70 e 80.
A nova secretária de Assistência Social, Josiane Sakai, participou pela primeira vez do encerramento desse curso e foi apresentada aos alunos. Josiane se colocou à disposição de todas e falou da importância do aprendizado que receberam. “Com o que aprenderam, a maioria tem condições de fazer uma profissão ou ganhar um dinheiro extra, na confecção de roupas. Principalmente enxovais de bebês”, frisou.
Kit bebê vem com diploma
A instrutora Inês Floriane Fávaro disse que essas alunas formaram uma das melhores turmas que já passaram pelo curso. “Tivemos vários estaques entre elas. Inclusive uma que possui problemas auditivos se saiu maravilhosamente bem, apesar da dificuldade que tivemos em se comunicar; mas foi só no início. Todas estão de parabéns”, assegurou. Inês destacou ainda a presença de uma aluna recém chegada da Bahia e que nunca havia tido contato com esse tipo de programa social. “A baiana se saiu muito bem e está bastante satisfeita com o que aprendeu”, garantiu.
As peças confeccionadas pelas gestantes formam o “kit-bebê”, contendo fraldas, cobertor, toalha, cueiros, pagãozinhos, calças plásticas, babador, toquinha, sapatinhos, lençóis, fronhas e travesseiro.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.