Sexta-feira, 13 de maio de 2011
Visualizada: 796 vezes
Ouvir matéria
Processo seletivo de inscrições já foi aberto
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu novos cursos técnicos na modalidade à distância, dentro do Programa E-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC). A gestão dos cursos e a transmissão das aulas estão sob responsabilidade do campus Curitiba/EAD do Instituto. Conforme edital, os cursos para o Campus de Assis Chateaubriand são: Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Logística e Eventos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ead.ifpr.edu.br. Mais informações, como, edital e detalhes de cada curso, também podem ser vistos no mesmo endereço on line, ou pelo telefone 0800-643-0007. A aula inaugural está prevista para o próximo mês de julho.
As aulas dessa modalidade de curso são semipresenciais. O aluno estuda no processo “auto estudo”, em casa. As atividades semanais em sala de aula ocorrerão uma vez por semana, das 19h às 22h40, em dias diferentes, de segunda a sexta-feira, conforme cada curso.
Ao ser informada dos novos cursos, a prefeita Dalila José de Mello disse estar cada vez mais satisfeita com tudo o que aconteceu na história da vinda do IFPR para Assis. “Desde que obtivemos a autorização do ministro Haddad, estamos constantemente recebendo boas notícias sobre a escola federal. Cada uma melhor que a outra. Estou muito feliz, da mesma forma que a Comissão de Implantação e todos aqueles que não mediram esforços para tornar realidade um sonho tão importante para o futuro do município”, destacou a prefeita.
Dalila que se encontra em Brasília, na Marcha dos Prefeitos, foi informada da abertura de inscrições dos novos cursos, pelo secretário Zé Carlos, que recebeu a visita do presidente da Comissão de Implantação do IFPR e também professor do Instituto, Anderson Sanita. “É uma ótima notícia. Mais um sinal de que o IFPR veio pra ficar”, concluiu Zé Carlos.
Mais uma conquista
O professor Sanita disse que esses quatro novos cursos são novas conquistas para Assis e região. “Já dissemos em outras oportunidades e vamos continuar a afirmar: a Educação em Assis será destaque positiva e nacionalmente. É um crescente sem limites de qualidade, quantidade e tempo. Estamos muito felizes e honrados com mais essa novidade no IFPR em Assis”, comemora o professor Sanita. Ele ainda lembra que já são ofertados, em EAD, o Técnico em Administração e o Técnico em Secretariado. “Esses e os novos são cursos com qualidade Federal e gratuitos. A chancela do IFPR no certificado é passaporte para o mercado de trabalho”, acentua.
Anderson Sanita foi, até o ano passado, secretário municipal de Educação. Cargo que exerceu conseguindo uma grande evolução educacional para o município, dando ênfase na administração da prefeita Dalila José de Mello. Sanita destaca dentre as muitas conquistas, a implantação do Sistema Positivo de Ensino para todos os níveis da educação municipal; reforma das escolas municipais; concurso e contratação de novos professores, capacitação e maior valorização para todos eles; melhoria sensível na merenda escolar, com a compra de produtos direto do produtor regional e a substituição de velhos ônibus escolares por novos e confortáveis micro-ônibus adquiridos pelo governo municipal. “Fizemos uma grande revolução na Educação de Assis. Marcamos um novo tempo, inovamos, e isso me é motivo de muito orgulho”.
Sanita precisou deixar o cargo de secretário para assumir seu posto de professor concursado no IFPR. “Foi uma decisão difícil. Fiquei triste em deixar um trabalho que trilhamos para o futuro das crianças do município; com muito carinho. Mas era preciso tomar uma decisão muito importante na minha vida, pois se tratava de uma carreira que almejei e lutei por isso. Bom se pudesse fazer as duas coisas, mas é impossível. Por outro lado, estou satisfeito, pois o trabalho que iniciamos continua no mesmo rumo”, explica o professor.
Capacitação
O professor Sanita destaca também que, citando uma matéria veiculada nacionalmente, outra ação será a ampliação da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), na modalidade a distância, que instalou 259 pólos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Em 2011, serão mais de 47 mil vagas; 77 mil em 2012; mais de 197 mil em 2013 e cerca de 263 mil em 2014.
A presidente Dilma Rousseff disse, ao longo de seu programa de rádio “Café com a presidenta”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (9), que vai investir na formação dos trabalhadores e dos estudantes. Ela afirmou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) vai capacitar 8 milhões de pessoas até 2014 e que irá conceder 75 mil bolsas aos que querem estudar no exterior.
No início do programa, Dilma falou sobre o Pronatec. Para ela, é preciso qualificar o trabalhador brasileiro. “Criamos o Pronatec para qualificar o trabalhador de hoje e o do futuro. Nós queremos capacitar, até 2014, 8 milhões de estudantes e trabalhadores. Para quem já está no mercado de trabalho, vamos oferecer cursos de formação e qualificação profissional. E para o estudante do ensino médio, vamos oferecer formação profissionalizante. É assim: a moça ou o rapaz que quiser aprender uma profissão vai ter direito a uma bolsa de estudos; vai fazer o ensino médio num turno, e o curso profissionalizante, no outro turno. O Pronatec também vai oferecer oportunidades para os beneficiários do Bolsa Família, para que eles possam ter uma profissão e um bom emprego”.
Mercado em crescimento
Com o crescimento acentuado da produção brasileira, do consumo e da exportação, em todos os setores, aumenta na mesma proporção a necessidade de mão de obra especializada. Nota-se isso também em Assis Chateaubriand, o que não poderia ser diferente. Hoje já falta de pedreiros, carpinteiros, operadores de máquinas, costureiros e até vendedores. Fica evidente que, quem possui formação profissional tem maiores chances de ingressar e permanecer no mercado de trabalho. As vagas para as pessoas que tentam continuar trabalhando ou aguardam a hora de atingir idade para o trabalho sem capacitação estão se afunilando. Em breve, o empreendedor não aceitará nenhuma proposta de mão de mão de obra sem um certificado de capacitação profissional.
Esse perfil que visualiza o mercado futuro tem base nas palavras do professor Sanita, quando firma que, o futuro será feito apenas por mãos profissionais. “Não haverá lugar para a falta de conhecimentos especializados, muito menos para a incompetência. O mercado de trabalho vai ser exigente; a oportunidade está acontecendo agora; o IFPR está na porta de casa, com um curso presencial ou virtual. Basta abrir as portas para ele entrar, no acesso à internet, ou nas aulas presenciais. Seja como for, esperamos nossos futuros estudantes com muito entusiasmo”, enfatiza o professor Sanita.
Cursos em EAD, vagas e duração de cada um, no Campus de Assis Chateaubriand:
Curso | Vagas | Duração |
| Eventos | 40 | 18 meses |
| Logistica | 40 | 2 anos |
| Meio ambiente | 30 | 2 anos |
| Segurança no Trabalho | 30 | 2 anos |
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.