Sexta-feira, 17 de junho de 2011
Visualizada: 376 vezes
Ouvir matéria
Lixãoxudo é o nome do mascote da campanha
O Governo municipal lançou oficialmente ontem, 15, a campanha de coleta do lixo diferenciado, com a escolha do nome do boneco mascote. “Lixãoxudo” foi o nome escolhido pela Comissão de avaliação, formado por representantes das secretarias municipais envolvidas no projeto.
A solenidade de lançamento foi no auditório da Prefeitura, com a presença de alunos e professores das escolas municipais, com a presença do secretário Geral, Zé Carlos Gomes, que representou a prefeita Dalila José de Mello. Também estavam na mesa de honra, os secretários de governo, Roberto Fabiano (Planejamento e Obras); Josiane Sakai (Assistência Social); Maurício Daciulis (Agricultura e Meio Ambiente); Lucas Luis (Indústria e Comércio) e vários outros membros da Comissão de escolha do nome do mascote: Marcelo Conrado (Saúde); Gilmar Echhardt (Agricultura); Zilda Borges (Educação); e a bióloga Magali (Gestão). A professora Zuleide Fan representou a secretaria de Educação, onde é diretora da pasta.
A campanha objetiva a conscientização para a necessidade de reciclagem do lixo caseiro, de empresas e indústrias, através das secretarias de Obras, Educação, Assistência Social, Saúde e Gabinete da prefeita Dalila José de Mello.
O projeto visa a coleta de lixo diferenciado no município, fazendo com que todo o material coletado chegue ao Aterro Sanitário pré-separado, facilitando a destinação do que pode ser reaproveitado de outros materiais descartados pela população.
O secretário Zé Carlos Martins Gomes lembrou que Assis Chateaubriand saiu na frente para o cumprimento da lei federal que regulamentou a implantação de aterros sanitários nos municípios. “O governo da prefeita Dalila cumpriu todas as metas estipuladas pelas leis sanitárias. Nosso Aterro Sanitário já está funcionando e a Usina de Reciclagem já vai ser inaugurada. Além de resolver o problema de separação do lixo, vai gerar renda para os recicladores. O programa que estamos lançando hoje é só o início de um grande trabalho”, destacou Zé Carlos.
Os demais secretários presentes no evento também usaram da palavra. Roberto Fabiano, do Planejamento e Obras, falou especialmente às crianças, para enfatizar a importância de não se jogar lixo nas ruas. “O lixo que jogamos na calçada cai no bueiro e vai sujar os rios de onde bebemos água”, lembrou.
Maurício, da Agricultura, mostrou acrescentou que a campanha é uma sementinha que se planta para o futuro. “Todos sairemos ganhando com o trabalho de reciclagem e cuidados para não poluir o meio ambiente”, assegurou.
Josiane, da Assistência Social, parabenizou todos os alunos que participaram do concurso do “Lixãoxudo”. “Todos os nomes indicados são muito interessantes. Foi difícil chegar a uma escolha”, revelou.
O concurso que “batizou” o mascote foi realizado entre os alunos de 3ª e 4ª séries das escolas municipais. O autor do nome “Lixãoxudo” é o aluno Thiago Euzébio Borges, da Escola Heitor de Alencar; aluno da professora Rosimere Cristiane Beck Fischer. O vencedor ganhou uma bicicleta.
A equipe da Casa da Cultura produziu o boneco mascote para chamar a atenção das crianças, e até adultos, buscando dar ênfase na campanha. Com o formato de um cesto de lixo e vestido por uma pessoa, o mascote também está a procura de um nome. Por onde passa, faz a alegria de todos, principalmente da garotada, que se identifica com personagens infantis.
Ao final da solenidade de lançamento da campanha, uma equipe de combate à Dengue apresentou uma peça teatral com o tema “reciclagem”.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.