Sa?vas atacam!

Assis tra?a plano para combater formigas

Quarta-feira, 22 de junho de 2011

Visualizada: 266 vezes


Ouvir matéria

Governo municipal, SEAB e EMATER se unem no combate

A Secretaria Municipal de Agricultura promoveu, na tarde de terça-feira, 21, um encontro com técnicos da SEAB e da EMATER para juntos discutirem a invasão de formigas que está ocorrendo no município e região. O oeste do Paraná está em alerta para se prevenir de uma praga que volta a incomodar a agricultura, pastos e, principalmente, plantações de eucalipto. É a formiga cortadeira, chamada de saúva (pertencentes ao gênero Atta). Quando em grandes quantidades, causam destruição nas pastagens, lavouras de cana-de-açúcar e até florestas.
Conforme o engenheiro agrônomo e secretário da pasta, Maurício Daciulis, o objetivo de reunir-se com a duas entidades estaduais era para traçar um plano de combate às cortadeiras. “Nos últimos quatro anos a proliferação dos ninhos dessas formigas tem aumentado muito na região. Elas voam em miríades que ultrapassam a duas mil e quinhentas formigas, em distâncias maiores que cinquenta quilômetros, formando mais e mais colônias”, explica.
Maurício conta que, um dos objetivos é planejar a divulgação do problema, para chamar a tenção de agricultores e todos os que trabalham com produtos para a lavoura. “O combate é barato e rápido. Basta iniciar, mas é preciso que se faça de maneira correta, sem ocasionar outros problemas que causem impacto ambiental”, adianta o engenheiro. “Temos que ser rápidos. A situação em Assis, pode até não parecer, mas está se agravando”, garante.
Participaram da reunião com o secretário, a fiscal Mary Suguy, da SEAB (Secretaria Estadual do Abastecimento) e o técnico agrícola João Carlos Taschetto, da EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural). A bióloga Magaly Pereira de Faria, da Secretaria de Agricultura também acompanhou o encontro.

Pode haver multa
No encontro ficou definida a data próxima quarta-feira, 29, para uma nova reunião, para a qual serão convidados representantes de cooperativas, escritórios de planejamento agrícola e demais empresas ligadas ao setor. Conforme Maurício, será criado um programa de combate, onde a Legislação será aplicada, com a fiscalização da SEAB. “Com as metas traçadas, teremos um prazo, a ser definido ainda, para que todos os proprietários agrícolas providenciem o controle sobre as formigas. Não havendo o cumprimento da lei, o SEAB poderá multar, pois será uma infração. Será uma autuação por permitir a proliferação da praga”, avisa.

Secretário Maurício: A proliferação dos ninhos tem aumentado muito Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Secretário Maurício: A proliferação dos ninhos tem aumentado muito

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //