Segunda-feira, 18 de julho de 2011
Visualizada: 2676 vezes
Ouvir matéria
Prefeito José Costa, vereadores e secretários visitam a empresa
O prefeito em exercício, José Costa, os vereadores Valcir dos Santos e Regina Maura e os secretário Zé Carlos Gomes e Lucas Luiz, acompanhados de assessores, visitaram as Indústrias Troncos Progresso, na saída para Umuarama, em frente a C.Vale. A empresa está construindo, junto ao seu complexo industrial, um grande barracão para implantar uma fundição de ferro, para produzir peças de todos os tipos, principalmente para a indústria agrícola e automotiva.
Costa ficou satisfeito com as novidades expostas pelo diretor da Progresso, empresário Luciano Pazini. “O que a Progresso está realizando é um salto muito grande para o futuro, afirmou o prefeito, ao saber que a empresa chateaubriandense está em vias de fechar contrato com uma das grandes empresas fabricantes de veículos do país, a Honda. Luciano informa que a nova fábrica terá condições de fornecer peças para as grandes montadoras, em breve.
Apoio da Prefeitura
Luciano fez questão de agradecer a prefeita Dalila José de Mello, o vice-prefeito José Costa e ao secretário Zé Carlos. “Somos muito gratos por toda a atenção e apoio que nos deram na implantação dessa nova indústria. Uma ajuda imprescindível para que pudesse se tornar realidade”.
O governo municipal forneceu todo o serviço de terraplanagem para a construção do barracão. Na verdade, são duas unidades, dois barracões de 640 metros quadrados, cada um, lado a lado, que se encontram na fase da montagem de estruturas metálicas, da cobertura.
Segundo Costa, o empenho da prefeita Dalila José de Mello tem sido fundamental para as empresas que buscam crescer no município. “O respaldo que ela tem dado é muito importante para que as indústrias invistam em crescimento. Estamos orgulhosos em poder participar desse momento importante na história das Indústrias Progresso; é uma história que se mistura à história da própria cidade e região. A Progresso é parte indivisível de Assis Chateaubriand, há mais de 40 anos”, lembrou.
Uma história de crescimento
A Progresso teve início nos anos 60, com a vinda da família Pazini, fazendo nascer a Carrocerias Progresso, uma marcenaria na Rua Costa e Silva, no centro da cidade. Passando a funcionar, na rodovia Assis/Umuarama, a Troncos Progresso cresceu, montou uma enorme metalúrgica para atender sua própria demanda e há dois anos passou também a fabricar as próprias peças em alumínios, ao montar uma fundição agregada à empresa. “Do alumínio para as peças em ferro foi um passo pequeno. Ainda estamos fabricando em pequena escala, mas com o novo barracão poderemos atender grandes contratos, com peças sofisticados, cujas matrizes nós também podemos confeccionar”, conta Luciano.
Nasce uma idéia
A idéia de criar uma fundição, segundo Pazini, nasceu da demanda na fábrica de troncos e outros itens fabricados pela empresa, para atender a produção destinada à agricultura, pecuária, avicultura e suinocultura. “Nós tínhamos que encomendar as peças em alumínio para fundições em São Paulo ou Campinas. Não havia um atendimento na região; por isso montamos uma fundição própria. A idéia deu tão certo que começaram a aparecer encomendas, fora da nossa demanda. Crescemos a ponto de necessitar de um maior espaço, que teremos com o novo barracão”, explica e empresário.
Hoje, a Progresso fabrica peças em alumínio para empresas conhecidas na grande produção, como a Comil Silos, Mascarelo; que fabrica ônibus e várias outras empresas do setor hidráulico, automotivo e agrícola. Os ônibus escolares fabricados pela Mascarelo, de Cascavel, utilizam os suportes de retrovisores fabricados em alumínio pela Fundição Progresso.
Geração de empregos
A Progresso emprega hoje, 60 pessoas. “Com a nova fundição, vamos contratar mais 35 funcionários. Vamos chegar, em breve, perto dos 100 funcionários no complexo da Progresso”, anuncia Luciano.
Alguns dos novos contratados virão de outras cidades, principalmente de São Paulo. São cerca de dez a 12 técnicos da área de fundição. Isso também significa novas famílias moradoras no município. Os investimentos nessa nova indústria devem superar a casa de um milhão e meio de reais, segundo ele.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.