Segunda-feira, 25 de julho de 2011
Visualizada: 270 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, em parceria com os laboratórios, Municipal, Assis, São Paulo, Laborvida e Alfa, estarão organizando atividades para a campanha de prevenção contra as hepatites virais, alusivo ao “Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais”, na data de 28 de julho (oficializada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Nesse dia, várias atividades serão realizadas, em uma barraca na Avenida Tupãssi (em frente às Casas Brasil), onde uma equipe da Saúde vai orientar e esclarecer dúvidas sobre as hepatites. Tambám será aplicada a vacina contra hepatite B (para todas as crianças, desde o nascimento, adolescência e adulto, até 29 anos).
Para as pessoas com mais 29 anos, poderá ser oferecida para os seguintes casos: caminhoneiros, bombeiros, policiais, manicure e podológos, profissionais de saúde, coletadores de lixo e ás gestantes após 1ª trimestre de gestação.
Esta vacina será aplicada seletivamente após avaliação da carteira de vacina. O esquema completo da vacina da hepatite B corresponde a três doses. Essa vacina é oferecida em todas as unidades básicas de saúde.
Mundialmente, as hepatites B e C atingem 520 milhões de pessoas, número 13 vezes maior que a epidemia de AIDS.
Dados da OMS mostram que, no Brasil, uma em cada 30 pessoas pode estar infectada pelo vírus causadores das hepatites B e C. Os números, quando analisada a população mundial, são ainda piores: Um em cada 12 pessoas sofre com um desses vírus que atacam o fígado. O agravante é o fato de serem doenças silenciosas e, por isso, a maioria dos portadores não sabe que está doente e, consequentemente, não busca ajuda médica. Sem o diagnóstico e tratamento adequados, muitos casos evoluem para insuficiência hepática, cirrose ou câncer hepático.
Hepatite B
É uma inflamação do fígado causada por um vírus (VHB). No Brasil, 7,44% da população de 10 a 69 anos já teve contato com o a hepatite B. A prevenção e diagnóstico imediato são essenciais, afinal, sua evolução para a forma crônica ocorre em aproximadamente 5% a 10% dos adultos, que podem ainda desenvolver cirrose e câncer de fígado. Seus sintomas mais comuns são mal-estar generalizado, dores de cabeça e no corpo, cansaço, falta de apetite, febre, icterícia, coceira, urina escura e fezes claras. Caso sejam identificados estes sinais é recomendado que se procure um médico imediatamente.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.