Terça-feira, 02 de agosto de 2011
Visualizada: 690 vezes
Ouvir matéria
Aterro Sanitário também vai gerar emprego
Já está quase tudo pronto para o funcionamento do barracão do Aterro Sanitário, que vai abrigar máquinas e trabalhadores na separação do lixo urbano coletado na cidade, distritos e patrimônios.
O projeto consiste de uma usina de triagem e compostagem (processo de transformação de materiais como, estrume em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura), onde será feita a separação de lixo úmido e lixo seco; os dejetos secos serão separados para a venda. Os catadores de recicláveis que hoje trabalham com carrinhos na rua passarão a trabalhar nessa usina de triagem e serão encarregados da separação dos detritos, a partir do momento em que o Aterro Sanitário estiver em funcionamento.
Segundo a coordenadora responsável pelo Aterro Sanitário e responsável pelo setor de controle ambiental do município, bióloga Magaly Pereira de Faria, está tudo pronto no Aterro. “As mesas ficarão prontas esta semana e as prensas também serão instaladas”, confirma.
Magali explica que 38 catadores de papel irão atuar no na separação do lixo, sob a orientação de um coordenador.” Eles terão transporte e alimentação doados pela prefeitura”, garante.
Para a coleta seletiva, a Prefeitura vai utilizar uma carreta montada especialmente para este fim.
O lixo reciclado será vendido e o rejeito vai para as valas do Aterro.
Lixo separado gera renda
Um dos grandes problemas a ser enfrentado atualmente pelas organizações é o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. O lixo urbano se constitui em um dos maiores problemas da sociedade moderna. Dois fatos associados, o volume de lixo que cresce assustadoramente e a sua composição que vem sendo modificada ao longo dos últimos dez anos, contribuiu para esta agravante realidade.
A necessidade urgente de buscar solução do problema procurando uma visão abrangente e comprometida com a proteção ambiental – tanto pelo controle e poluição quanto pela economia de energia e recursos naturais – e dentro de um planejamento integrado, dá-se ênfase às ações de minimização através de reciclagem e de reaproveitamento desses resíduos.
A inclusão social de Catadores de Reutilizáveis e Recicláveis nos traz a esperança de resolvermos estes agraves ambientais através das Unidades de Triagem e Compostagem que terão os catadores como gestores na separação do lixo – resíduos sólidos – antes de serem depositados no aterro sanitário.
A reciclagem tanto pode ser aplicada aos resíduos inertes, (plásticos, vidros, metais, etc.) como aos resíduos orgânicos (restos de frutas, legumes e de alimentos em geral, folhas, gramas, etc.). A forma mais eficiente de reciclagem dos resíduos orgânicos é por intermédio de processos de compostagem (estabilização e transformação em fertilizante orgânico) para uso agrícola. Desta forma serão eliminados os vários problemas ambientais associados a eles, contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida.
Para tanto, precisamos da contribuição da população na separação dos resíduos sólidos urbano nas residências e comércio, para que na UTC – Unidade de Triagem e Compostagem, o lixo úmido (restos de frutas, legumes e de alimentos em geral, folhas, gramas, etc.) seja separado e agregado para a transformação em composto orgânico, e o lixo seco (plásticos, vidros, metais, etc.) seja triado de acordo com as especificações de cada material, agregado, vendido, e transformando em renda o que seria problema ambiental.
Para o aterro sanitário, irá apenas o que é inservível, ou seja, materiais que ainda não se deram uma finalidade de reaproveitamento, reutilização ou reciclagem. Aí estão também os resíduos de banheiros (papel higiênico, absorvente, frauda descartável, cotonetes, algodão, esparadrapo, gazes, etc.).
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.