Quinta-feira, 04 de agosto de 2011
Visualizada: 1069 vezes
Ouvir matéria
Competição só para mulheres vai atrair público paranaense
Uma das competições mais interessantes com cavalos é a prova de tambor, muito comum nos rodeios realizados em todo o Brasil. A Expo Assis deste ano vai realizar a 1ª Prova dos Três Tambores de Assis Chateaubriand, durante a festa deste ano. Será no Parque de Exposições, nos dias 20 e 21 próximos. O evento será realizado numa parceria da Comissão Central Organizadora (CC)) da Expo e a Sociedade Rural de Assis, com a coordenação do empresário José Miguel dos Santos (Zezinho) e de sua filha, competidora dessa modalidade de esportes, Larissa Emile Santos, com apoio da empresa Extintores Assis.
Segundo o presidente da CCO, Zé Carlos Gomes, essa será uma atração inédita, que deve atrair um público extra. “Aceitamos de imediato a proposta do Zezinho, pois se trata de uma competição interessante, de grande aceitação popular e inédita em Assis”, afirmou. Zé Carlos colocou a equipe de trabalho da CCO para providenciar toda a estrutura necessária para a realização da prova, desde a preparação do terreno, com areia, e a proteção de cerca do espaço da arena.
A 1ª Prova do Três Tambores de Assis deve atrair um grande público, de várias cidades do Paraná. É o que garante Zezinho. “Nós participamos dessa prova em vários locais do Brasil. Temos contatos, não só com competidores, mas com muita gente que gosta desse esporte. Estamos recebendo confirmações de diversas cidades para a nossa Prova. A premiação é boa e com certeza vai ser uma festa bonita”, se anima o organizador.
A rodada de provas começa às 20 horas do sábado, 21. No domingo, a atração terá início a partir das 10 horas da manhã. A competição é somente para mulheres e a premiação do primeiro lugar ultrapassa dois mil reais.
A prova do tambor
Essa modalidade de esporte consiste em contornar, à cavalo, três tambores distribuídos em forma triangular, no menor tempo possível.
A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado da esquerda para a direita e os outros dois, da direita para a esquerda. A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º.
Caso o competidor derrube o tambor, ele é penalizado em cinco segundos que são acrescidos no tempo final. Erro de percurso, se o competidor cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.
A média de tempo da prova dos tambores é de 18 segundos, tanto para homens quanto para mulheres. Os tempos são todos muito próximos, tanto que o recorde mundial no esporte é 17s600ms.
Para abaixar cada vez mais o tempo, os atletas competem com cavalos selecionados, que tenham a linhagem própria para isso. Os mais indicados são o da raça Quarto de Milha, um cavalo rápido, próprio para provas curtas.
A prova é indicada para mulheres e em grandes rodeios, a prova de tambor é exclusiva para elas. Mais informações sobre a Prova Assis, com o organizador, 44 9964 0254.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.