Parceria

Inaugurada Escola Profissionalizante de Costura

Segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Visualizada: 529 vezes


Ouvir matéria

Prefeitura e SENAC vão formar novos profissionais

O Governo Municipal inaugurou na tarde de ontem (26) a “Escola Profissionalizante de Corte e Costura”, para a formação de novos profissionais da área de confecção de roupas. O objetivo é a formação de mão de obra para este setor que se encontra em expansão. O nome da Escola foi escolhido para homenagear o empresário João Elói dos Santos, in memorian.
A solenidade foi realizada em frente ao prédio onde está instalada a Escola, à Avenida México, em frente ao contorno da Agropar e CTA.
A prefeita Dalila José de Mello procedeu a inauguração do empreendimento acompanhada dos deputados, Moacir Micheletto, federal (PMDB) e Duílio Genari, estadual (PP); presidente da Câmara, José Kuhlkamp; vice-prefeito José Costa; vereadores Dirceu de Paula, Osmar Rinki, José Carlos Caxi, Regina Maura e Valcir dos Santos; secretários Zé Carlos (geral), Josiane Sakai (Social), Lucas Luis (Indústria Comércio) e Maurício Daciulis (Agricultura); chefe da Ciretran, Lenir Lorenzini; presidente do Rotary, Roseli Echinger e a família do homenageado com o nome da Escola, Nilsa Santos, viúva de João Elói, com o filho Elóizinho e um neto.

Exemplo para futuro
A prefeita Dalila destacou a importância de se ensinar uma profissão. “Nós estamos ensinando a pescar ao invés de dar o peixe. Estamos investindo na educação de nossos cidadãos”, afirmou. Ela também agradeceu o empenho do deputado Micheletto em viabilizar recursos para a aquisição de 71 máquinas para a Escola. A Prefeitura adquiriu também outros 29 itens, entre máquinas de costurar, cortar, ferro a vapor e mesas, destinadas à montagem dessa que é considerada uma grande escola de corte e costura. Outras 17 máquinas serão utilizadas em aulas do mesmo curso na Oficina do Ofício, por falta de espaço no barracão sede, inaugurado ontem.
Dalila também acentuou a parceria com o Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, para o ensino do curso. A final de seu discurso, a prefeita enalteceu a memória do empresário João Elói dos Santos e agradeceu a família do homenageado. “O Elói tinha como método ensinar pessoalmente seus funcionários. Sua loja foi na verdade uma grande escola profissionalizante, por onde passaram muitos profissionais de atendimento e vendas. Ele foi um exemplo de profissionalização de mão de obra, por isso, essa justa homenagem. O João Elói contribuiu em muito para como progresso do comércio da região. Ele plantou sementes, que é o que esperamos fazer também nessa Escola”, complementou.
O deputado Micheletto também ressaltou a relevância da Escola profissionalizante. “Isso é um grande passo para a viabilização de indústrias. Estamos investindo no cidadão, que vai sair daqui, não só com um diploma, mas com conhecimentos para produzir com competência, num emprego digno”.
Da mesma forma, o presidente da Câmara falou sobre a importância da formação profissional. “O município está investindo para que o chateaubriandense permaneça no município, com emprego, sem precisar ir embora”.
Para o vereador José Costa, esse é mais um sonho que se concretiza na Educação de Assis. “Educar, ensinar, preparar o cidadão para o futuro. Essa é uma missão gratificante que fazemos com prazer”.
A secretária Josiane falou da grande procura pelo curso. “Estamos com a vagas completas.É um curso excelente que contempla com o melhor aprendizado que existente no mercado. O aluno sairá daqui um verdadeiro profissional da costura. É o governa da prefeita Dalila fazendo história na criação de mão de obra e viabilizando indústrias”, destacou.
O deputado Duílio Genari parabenizou a prefeita Dalila pelo empreendimento. A prefeita e todos que estão aqui hoje representam o futuro de Assis. Que esse dia seja marcado pelo progresso e pela paz. Quero em breve retornar para encontrar os alunos dessa escola trabalhando numa grande empresa. A prefeita Dalila está de parabéns pela garra e vontade de trabalhar pelo futuro do cidadão”.
Falando em nome da família de João Elói, Elóizinho agradeceu à prefeita Dalila pela homenagem a seu pai. “Meu pai gostava de ensinar; foi muito enérgico, mas com um carinho muito grande para com todos que o acercava”.
Todos os vereadores presentes também usaram da palavra, enaltecendo a criação da Escola.

Uma super Escola
A partir de segunda-feira próxima estarão à disposição dos 80 alunos iniciantes do curso, 60 máquinas de costura reta; 03 ‘galoneiras’; 03 elastiqueiras; 07 overlock; 03 travete eletyrônicas; 04 máquinas Zig-Zag; pespontadeira; 03 interloque; 02 fechadeiras; 64 cadeiras e 02 ferros a vapor. Todos equipamentos industriais.

A maioria das alunas prestigiou a inauguração da Escola Crédito: Aldo Nunes
Legenda: A maioria das alunas prestigiou a inauguração da Escola

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //