Quinta-feira, 01 de setembro de 2011
Visualizada: 654 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Saúde prossegue com a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. Até terça-feira, dia 30, foram aplicadas 2.002 doses da vacina Tríplice Viral (contra Sarampo, caxumba, e rubéola) nas crianças de 1 ano a menores de 7 anos, atingindo uma cobertura de 83,5% da meta, que é de 95%, como preconiza o Ministério da Saúde.
Para que a meta seja atingida, a Secretaria da Saúde está convocando os pais com crianças ainda não vacinadas, para que procurem, até o dia 16 de setembro, um dos postos de Saúde, com a carteirinha de vacinas. A vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as crianças na faixa etária citada deverão ser vacinadas, independentemente da situação vacinal ou ter tido a doença anteriormente.
O sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda, grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são, febre alta, tosse, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite.
A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas.
Sarampo no Mundo
Segundo a OMS- organização Mundial de Saúde e a OPAS – Organização Pan-americana de Saúde, o vírus circula em 5 continentes : Filipinas,África do Sul,Nova Zelândia e Austrália e em países da Europa: Alemanha, Grécia, Eslovênia,Espanha, França. Nas Américas estão ocorrendo no Chile, Argentina, Panamá, Estados Unidos e Canadá.
Sarampo no Brasil
A detecção de casos importados de Sarampo no Brasil constitui um evento que põe em risco o processo de certificação da eliminação da doença e aponta para a necessidade da manutenção de Vigilância Epidemiológica ativa e alerta para o controle de novas eventuais ocorrências.
Em 2011, foram confirmados casos de Sarampo importados da Europa, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Esta confirmação de casos importados de Sarampo em estados Brasileiros, a ocorrência de surtos de doença em outros países, o grande fluxo de turistas advindos de vários estados e outros países, reforçam a necessidade dessa Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.