Meio ambiente

Come?a a separa??o do lixo no Aterro Sanit?rio

Quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Visualizada: 745 vezes


Ouvir matéria

Coleta Seletiva depende do apoio da população

O município de Assis deu início ao programa de separação de lixo numa estrutura que, além de aproveitar os descartados recicláveis, gera emprego e renda. Começou a funcionar a Usina de reciclagem junto ao Aterro Sanitário, num barracão de 600 metros quadrados, para a separação do lixo coletado na cidade. Ao lado, também foi construída a sede do Aterro, com sala de administração, cozinha e almoxarifado. O investimento do município também providenciou a aquisição de duas máquinas para a prensagem de recicláveis, a fim de facilitar o transporte até as empresas que fazem a compra desses aproveitamentos.
Assis Chateaubriand possui mais de 33 mil habitantes que geram cerca 700 gramas/dia de lixo por habitante, produzindo um total de 24 toneladas/dia. Desse montante, 30% é material orgânico e o restante é o reciclável.
Todo o resultado da coleta de lixo agora vai parar nas mãos dos 26 trabalhadores da ACR, Associação dos Catadores de Papel de Assis, que vão comercializar os produtos recicláveis separados na Usina. Toda a renda da venda dos recicláveis será administrada e distribuída entre os trabalhadores.

Estrutura de trabalho
Os associados da ACR que atuam na separação contam ainda com uma sede ao lado do barracão, com banheiros, refeitório, vestiários e sala de administração.
O Governo municipal está empreendendo uma campanha de coleta do lixo diferenciado que começou por conscientizar as crianças nas escolas, por meio de um boneco símbolo do objetivo, cujo nome foi escolhido por um concurso premiado entre alunos das escolas municipais. O mascote leva o nome de “Lixãoxudo”.
No momento, a Campanha se desenvolve através da distribuição de panfletos e no rádio, visando alertar o munícipe sobre a importância da coleta de lixo diferenciado, para que todo o material coletado chegue ao Aterro Sanitário pré-separado, facilitando a destinação do que pode ser reaproveitado de outros materiais descartados pela população. “Para que a Campanha funcione precisamos do apoio de toda a população. É necessário que façamos essa separação ainda em casa, antes de colocar o lixo na rua, separando tudo em sacos plásticos diferenciados”, lembra a coordenadora do Projeto e do Aterro Sanitário, bióloga Magaly Pereira de Faria.
Numa parceria com o Governo municipal, os supermercados assumiram a responsabilidade de fornecer as sacolas de compras em três cores. “Enquanto não tivermos as sacolas em cores diferentes, o lixo pode ser separado em sacola brancas, dividindo o lixo seco e úmido em pacotes diferentes”, explica Magaly.

Aterro Sanitário acabou com lixões a céu aberto no município
A prefeita Dalila José de Mello disse que essa é mais uma de suas metas de oferecer dignidade ao trabalhador volante, principalmente àqueles que se encontram em situação de risco social. “Quando criamos o programa ‘Resgatando a Cidadania’, ainda no nosso primeiro ano de governo, em 2005, já estávamos pensando em resolver de vez o problema dos Agentes Azuis, os catadores de papel. É desumano permitir que continuem a empurrar carrinhos pesados no sol e na chuva. A usina de reciclável vai proporcionar um trabalho mais digno, mais rentável e seguro”, comentou a prefeita.
A preocupação com o destino do lixo produzido no município teve início da primeira administração da prefeita, com a extinção dos lixões a céu aberto em todos os distritos e patrimônios, resolvido com a coleta e depósito dos detritos em local adequado na sede, num aterro sanitário. A aquisição de novos veículos de coleta de lixo também deu agilidade ao serviço de limpeza. Mais dois novos caminhões coletores foram adquiridos recentemente. “O município ficou 20 anos sem comprar um caminhão de lixo novo. Nós já compramos três desses caminhões até agora; estamos investindo em mais qualidade de vida”, disse Dalila.

Campanha – convite para separar
A campanha que já está sendo veiculada na mídia é um convite às pessoas a facilitar a separação do lixo. O texto é na verdade um convite para que todos contribuam com a Coleta Seletiva do lixo:
“O Governo Municipal está iniciando a Coleta Seletiva do lixo e convida você a colaborar com a separação dos vários tipos de lixo. Os mercados irão distribuir sacos nas cores azul, preto e branco para que você separe o lixo antes de colocar na rua. É muito fácil separar. Papel, plástico, vidro, lata e garrafas e tudo que não apodrece, no saquinho azul. Lixinho do banheiro, no saco preto e os restos de comida na sacola branca. Pronto, assim você colabora com a Coleta Seletiva, separando lixo seco, rejeitos e lixo úmido”.
A campanha é uma realização do Governo Municipal, em parceria com a ACIAC, Lions Club, Sicoob, Rotary Club, IAP , Câmara Municipal e Ministério Público.

Bióloga Magaly: Precisamos do apoio de toda a população. É necessário que façamos a separação do lixo ainda em casa Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Bióloga Magaly: Precisamos do apoio de toda a população. É necessário que façamos a separação do lixo ainda em casa

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //