Terça-feira, 27 de setembro de 2011
Visualizada: 582 vezes
Ouvir matéria
A Secretaria Municipal de Educação iniciou um projeto denominado “Horta Orgânica nas Escolas Municipais”, com o objetivo de melhorar a qualidade da merenda nos estabelecimentos de ensino e manter hortas orgânicas cultivadas pelos próprios alunos. A primeira etapa do projeto foi o treinamento de professores e responsáveis pelas hortas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. As atividades foram realizadas de 19 a 21 de setembro no Centro de Treinamento Agrícola de Assis Chateaubriand (CTA) e ministradas pela instrutora do Senar, engenheira agrônoma Rosania Balasso.
Os trabalhos foram desenvolvidos em parceira com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Senar. “A prefeita Dalila José de Mello preocupada com alimentação e com o aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Educação determinou a instalação de uma ‘horta-escola’ orgânica em todas as escolas. Com isso, a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu, em parceria com o Senar, o curso de horta orgânica”, detalha o secretário de Agricultura, Maurício Daciúlis.
Os participantes do treinamento aprenderam os princípios básicos para implantação do sistema agroecológico nas hortas; época de plantio das hortaliças e leguminosas, modo de preparo do adubo orgânico, preparo de canteiros, semeação, controle de pragas sem agrotóxicos, preparo de biofertilizantes naturais, técnicas de irrigação, rotação de culturas, dentre outros assuntos.
Os trabalhos foram realizados em duas etapas; na teoria, com palestras, na prática, na horta, com a visita à uma propriedade que cultiva horta totalmente orgânica. A instrutora do Senar, Rosania Balasso, fez um balanço positivo do treinamento. “Entraram no curso com um pensamento e hoje estão com uma visão completamente diferenciada. Estão animados e empolgados, querendo voltar logo para a escola e colocar tudo em prática. Ver a coisa acontecer e produzir um produto diferenciado e produzir algo diferente, destacando que a importância disso é a qualidade à saúde, tanto para o ser humano como questão de preservação ambiental”, assegura Rosania.
De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Coladello Camilo, todos os processos de produção são técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. “São técnicas simples que despertam o interesse pelo conhecimento dos alunos para a produção de alimentos orgânicos. E ainda, além do conhecimento técnico, os participantes e alunos irão consumir alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos, tornando mais atrativo para o consumo. Os participantes do treinamento aprenderam a valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo, compreendendo a relação entre solo, água e nutrientes, sempre estabelecendo relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados. Também incentivar o gosto em se plantar hortas em suas casas e quem sabe futuramente serem empreendedores da agricultura orgânica”, sugere a nutricionista Gisele.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.