Quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Visualizada: 274 vezes
Ouvir matéria
Uma reunião realizada na sexta-feira, 04, na Prefeitura, com proprietários de empresas de disque-entulho, terraplanagens e funcionários da Secretária de Obras e Planejamento discutiu o destino dos resíduos de construções no município. Na ocasião ficaram decididas novas regras para a separação do lixo, que deverão ser feitas obedecendo os seguintes quesitos: o que é reciclável; contaminantes; terra, concreto, telha e cerâmica. A partir do dia 18 desse mês, o Aterro Sanitário de Assis não receberá mais gesso e telhas de fibrocimento, conhecidas como Eternit, que deverão ser devolvidos aos fabricantes.
A separação do material deverá ser feita no próprio canteiro de obras e a fiscalização será feita pela Prefeitura. O responsável pelos resíduos é o gerador, ou seja, os donos das construções ou construtoras. A não separação do lixo poderá acarretar em multas, que são previstas em lei. “Pedimos para as empresas de entulhos e terraplanagem para que façam conscientização junto aos construtores e donos das obras, para que a separação seja feita ali mesmo no canteiro. Só vamos receber no Aterro Sanitário, material separado”, avisa a bióloga da Prefeitura, Maghaly Pereira de Faria.
Adesão
Os empresários donos de disque-entulhos e terraplanagens presentes se comprometeram em conversar com os clientes para que haja uma conscientização e, para que a lei seja respeitada. “Acho muito importante a iniciativa da Prefeitura em convocar os empresários para discutir a separação dos resíduos das construções civis. Como desafio mundial, a reciclagem vai garantir o nosso futuro e a sustentabilidade da vida na terra. Vamos nos readequar e pedir para que toda a população se conscientize das novas regras. Estamos preocupados com o meio ambiente e vamos buscar cumprir a lei, sem deixar de prestar um serviço de qualidade”, detalha o empresário Odair Moraes.
O empresário Gilberto Caires avaliou de forma positiva as novas determinações referente à separação do lixo e resíduos das construções. “Muito válida essa preocupação do município, que está iniciando esse projeto. Temos que reciclar e parar de contaminar o solo e começarmos a dar o destino correto para determinados produtos. Minha empresa abraçou a causa com certeza. Estamos nos unindo com a Prefeitura, numa parceria porque essa questão é muito importante. A população tem que se conscientizar e todos se adequarem”, ratifica Caires.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.