Terça-feira, 22 de novembro de 2011
Visualizada: 572 vezes
Ouvir matéria
Parceria do Governo Municipal e Polícia Militar
Com muita festa e com o salão da Assema completamente lotado, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) formou na manhã do dia 17, quinta-feira, 480 alunos da 4ª série da Rede Municipal de Ensino. O projeto é desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Assis Chateaubriand, através da Secretaria Municipal de Educação. Foram quatro meses de trabalhos nas escolas, mostrando aos alunos os efeitos das Drogas e consequências da violência, ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desses males. As atividades foram ministradas pelo soldado Ednaldo Cometa Nunes, e coordenados no município pela supervisora Dulcinéia Fagian.
A formatura contou com a presença da prefeita Dalila José de Mello; comandante da Patrulha Escolar e do Proerd no oeste, tenente Rafael Geller; presidente da Câmara de Vereadores, José Kuhlkamp; chefe do Núcleo Regional de Educação, Débora Weiller; secretária municipal de Educação, Railda Morais; comandante do Tiro de Guerra, subtenente de Infantaria, Juares Gonçalves; comandante do posto local da Polícia Rodoviária Estadual de Assis, sargento Uilson da Nóbrega; comandante da Defesa Civil, cabo Uvaldo Prado, dos pais e familiares dos alunos.
A prefeita Dalila destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar na prevenção às drogas. “Toda a sociedade tem a responsabilidade em alertar e educar as nossas crianças sobre os riscos das drogas. Nós, o Poder Público, através das escolas, estamos fazendo nossa parte. Agora, os pais também devem abraçar essa causa, que é de interesse de toda a comunidade. A entrega desse certificado oficializa as nossas ações”, frisa a prefeita.
O comandante do programa na região, tenente Geller disse que o Proerd atingiu, por enquanto, os objetivos. “Cabe agora a cada criança decidir o que realmente quer para a sua vida. Nosso trabalho foi feito, ensinando aos alunos como devem evitar as drogas e a violência”, comenta o comandante, lembrando que a parceria com a Prefeitura de Assis foi de suma importância para o sucesso do programa. “O programa só existe por causa dessa parceria, onde o governo municipal dá todo o material didático e uniforme às crianças e, os policiais sempre trabalham em sala de aula com o apoio dos professores”, esclarece Geller.
O instrutor Ednaldo agradeceu a Administração municipal, por ter dado todo o apoio necessário para a execução do projeto, às equipes pedagógicas das escolas e professores. “A droga é uma preocupação constante e devemos ficar sempre em estado de alerta. É muito importante fazer essa prevenção em nível primário, com alunos de 9 a 10 anos. Além da escola e da Polícia; a família é muito importante também nesse processo. Queria pedir aos pais: nunca desistam de seus filhos. Vamos juntos lutar contra os males das drogas”, reforça o soldado.
Aprenderam a lição
Com o lema “luz, câmera, ação”, os alunos mostraram que aprenderam bem a lição. Prometeram diante dos pais, professores e comunidades a se manterem longe das drogas. “Se um dia me oferecerem drogas, minha resposta já está na ponta da língua: não! Aprendi a me defender das drogas e sempre a ficar longe da violência. Eu digo para todos que devemos ficar longe dessas coisas”, resume o aluno formando, Gustavo Yoshio, de10 anos.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.