Quinta-feira, 01 de março de 2012
Visualizada: 253 vezes
Ouvir matéria
Evento reúne em Assis agricultores da região
Agricultores familiares e entidades ligadas aos produtores discutiram durante toda a terça-feira, 28, ações agrícolas que vão nortear políticas a serem desenvolvidas pelo governo federal. A primeira Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e a etapa regional foi realizada pela Emater, com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura de Assis Chateaubriand. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e contou com a presença de 83 agricultores, representantes de sindicatos e associações de produtores de 14 municípios da região de Toledo.
O coordenador regional na Emater, Adalberto Talesca Barbosa, explica que a primeira Conferência de Extensão Rural é voltada às comunidades de agricultura familiar, indígenas e quilombolas. “A política nacional desses setores está sendo definida e com isso estão ouvindo a população, as entidades, seguimentos e agricultores familiares no sentido de atender esse público. Essa política nacional está sendo construída e o objetivo do governo federal é ouvir a base para montar essa política nacional”, explica Barbosa.
Para o secretário municipal de Agricultura, Maurício Daciulis, essa primeira conferência é um marco histórico. “Diante de tudo é muito importante os agricultores familiares trazerem toda a necessidade de assistência técnica, para que possamos transformar essas necessidades em políticas públicas. Com isso, para que possa vir a agregar valores e ter uma diversificação da renda”, destaca Daciulis.
Discussão
O gerente municipal da Emater, João Carlos Taschetto, conta que a o maior anseio dos agricultores é sobre o baixo número de profissionais que prestam assistência técnica apropriada e assuntos ligados à aplicação excessiva de agrotóxicos nas lavouras. “Diminuir a quantidade de veneno e aumentar o apoio técnico. Querem aplicação de veneno na quantidade certa e no momento adequado, tendo assim uma lucratividade maior. Alegam que, agricultura da forma que está não dá sustentabilidade ao produtor e nem à propriedade. É devido a isso que os jovens não estão mais no meio rural. Os agricultores estão jogando dinheiro fora com muito veneno. Além de problemas de saúde e no meio ambiente”, assegura Taschetto.
Trabalhos
Durante a conferência foram apresentadas experiências bem sucedidas na região, realizadas por agricultores, que conseguiram melhorar a renda e a qualidade de vida. Em plenária, no fim da conferência, foram votados os eixos temáticos e eleitos os 11 delegados, que vão defender, na etapa estadual, as propostas levantadas pelos participantes locais. Posteriormente podem ser levadas para a Conferência Nacional, que será em Brasília.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.