Segunda-feira, 09 de abril de 2012
Visualizada: 1823 vezes
Ouvir matéria
Projeto une ainda várias outras entidades do município
O Governo municipal e o Sebrae se unem em mais uma parceria em benefício do comércio e indústria local, visando principalmente o trabalhador desse setor, em particular das micro e pequenas empresas. O programa “Cidade Empreendedora” conta ainda com a participação de várias outras entidades e seguimentos da sociedade, como a ACIAC, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Correios. Todos esses parceiros fazem parte de um Comitê Gestor, ao lado do Sebrae e da Prefeitura, focados no desenvolvimento da cidade.
O Comitê Gestor já existe desde o ano passado, quando teve início o Programa, encabeçado pelos servidores municipais, Valtemar Sartoreli e Adelmo de Souza, agentes de desenvolvimento capacitados pelo Sebrae, auxiliados pela consultora credenciada dessa entidade, Janete Felipe.
A equipe do “Cidade Empreendedora” se dedica no momento na revisão da legislação das micros e pequenas empresas do município, segundo Sartoreli. “A meta agora é ainda realizar uma capacitação dos empreendedores individuais”.
Na sexta-feira passada (30), o Comitê Gestor apresentou o Plano de Ação do Programa, aprovado e validado pela prefeita Dalila José de Mello.
O município oferece nesta parceria uma contrapartida financeira cedendo funcionários, material burocrático e transporte local.
O agente Valtemar esteve no fim de março passado no Encontro Nacional de Agentes, em Brasília. “Foi uma grande oportunidade de trazer subsídios para serem aplicados junto ao nosso Comitê Gestor, em benefício de Assis. Tivemos palestras interessantes com políticos e gente da área empresarial”, explica.
As vantagens do Programa
Para ser chamada de empreendedora, uma cidade precisa apresentar uma série de características que favoreçam a instalação e a atuação de micro e pequenas empresas. Entre as políticas públicas que a cidade precisa implementar está o apoio à criação de incubadoras de empresas e o incentivo à formação de distritos industriais, entre outros.
Cidades empreendedoras são aquelas capazes de: estabelecer prioridades; direcionar recursos para obras fundamentais consideradas estratégicas e executá-las; coordenar esforços entre diferentes níveis de governo para captar recursos; estimular a participação pública; integrar a população ao mercado de trabalho; e incentivar a criação e o fortalecimento dos negócios locais.
Diversas decisões e ações no âmbito da gestão municipal podem ser tomadas para fortalecer a cultura empreendedora local. São projetos e Políticas Públicas de: apoio à criação de incubadoras de empresas; incentivo à formação de distritos industriais; apoio a feiras e exposições para dinamização do comércio local; provimento e manutenção da infra-estrutura adequada para produção e comercialização de bens; execução de programas de educação empreendedora nas escolas; incentivo ao microcrédito;
desburocratização; e compras governamentais locais, entre outras.
As cidades que optam por uma gestão empreendedora desempenham três funções que são essenciais para o desenvolvimento: Preparar pessoas e famílias para a vida moderna, com educação, informação e comunicação; Integrar os diferentes setores e mercados, oferecendo uma utilização mais eficiente de capital e trabalho; Estimular a inovação nas instituições e empresas que desenvolvem novos serviços e produtos para atender as expectativas sociais.
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para segunda-feira dia 2 de fevereiro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.