Assis

Escola Nellita ter? ensino em tempo integral

Quinta-feira, 12 de abril de 2012

Visualizada: 335 vezes


Ouvir matéria

Governo municipal comemora conquista junto ao MEC

A Escola Nellita Ramos Sabella do Jardim Progresso passará a atender seus alunos no regime de Ensino de Tempo Integral. É um serviço que o município vai oferecer com objetivo de manter mais tempo as crianças na escola, com alimentação e várias atividades educacionais, além do ensino curricular normal. O projeto que beneficia a escola faz parte do “Programa Mais Educação” do governo federal. Veja o box. A prefeita Dalila José de Mello comemorou a autorização do MEC Ministério da Educação e Cultura, como mais uma conquista de seu governo. “Uma das nossas maiores preocupações é com a Educação. Graças ao trabalho da nossa equipe, montamos um grande projeto e cadastramos todas nossas escolas municipais no MEC, que resultou na seleção de uma delas. Fomos agraciados com a autorização de funcionar mais uma escola com ensino em tempo integral. A unidade escolhida, pelo próprio MEC, é a Escola Nelitta. Os pais e alunos já podem comemorar. A criança poderá permanecer na escola o tempo todo. Isso é governar com seriedade; é investir no futuro de nossas crianças”, comentou.
A secretária de Educação, Railda Morais, explica que os alunos do primeiro ao quarto ano serão beneficiados com o tempo integral na escola. “Eles ficarão o dia todo na escola. Quem estuda pela manhã participa de oficinas à tarde e contrário para os que estudam na tarde. Estão cadastradas junto ao MEC várias atividades de oficinas importantes, que despertam curiosidade na criança. Pra ter uma ideia, uma dessas atividades é a montagem de um jornal da escola. No esporte, na informática e em muitos outros setores. Para isso, vamos contar com parceiros de diversos seguimentos da sociedade. O governo federal vai fornecer recursos para pagar instrutores e merenda. Graças a Deus nosso projeto foi aceito e a cidade foi contemplada com mais uma escola dedicada ao aluno, onde ela será atendida o dia todo. Estamos muito felizes”, comemorou.
Ainda segundo a secretária, o governo federal vai viabilizar esse novo sistema de ensino na Escola Nellita já a partir de maio próximo. “Isso só foi possível porque o município se encontra com as contas em dias. Não deve nada a ninguém, não possui pendências nos tribunais e mantém toda a transparência administrativa necessária. Com certeza teremos outras escolas agraciadas com o mesmo benefício, em breve. Estou no Magistério há quase 30 anos, por isso posso garantir que nunca se fez tanto pela Educação como agora”, garante.
A Escola Nellita Ramos Sabella funciona no Jardim Progresso e atende hoje a 324 alunos, em 21 turmas, com 44 funcionários, entre professores e demais profissionais. Recentemente o prédio foi completamente reformado, a exemplo de outras escolas do município.

Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, foi criado pelo governo federal com o objetivo de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados. (Fonte: MEC)

Secretária Railda: Vamos contar com parceiros de diversos seguimentos da sociedade. O governo federal vai fornecer recursos para pagar instrutores e merenda. Crédito: Aldo Nunes
Legenda: Secretária Railda: Vamos contar com parceiros de diversos seguimentos da sociedade. O governo federal vai fornecer recursos para pagar instrutores e merenda.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //