Terça-feira, 26 de junho de 2012
Visualizada: 557 vezes
Ouvir matéria
Apoio ao pequeno empreendedor instalado em sala do Paço Municipal
A Prefeitura e o Sebrae inauguraram na manhã de ontem (25) a “Sala do Empreendedor”, numa iniciativa do governo municipal e do próprio Sebrae, com o objetivo de facilitar para o pequeno empreendedor (pequenos negócios) o acesso à informação, tornando ágil o atendimento a quem buscar os serviços, além de cumprir uma das exigências da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Trata-se de uma ação do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, do qual os município são conveniados em parceria.
Na parceria das duas entidades, a Sala do Empreendedor foi instalada em uma das salas do paço Municipal, com todo o aparato necessário para seu funcionamento e vai contar com dois funcionários capacitados pela Prefeitura e pelo Sebrae no atendimento ao munícipe empresário, dentro do que se destina. A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Dalila José de Mello e de representantes do Sebrae; esta, representada no ato formal pelo coordenador do Programa Cidade Empreendedora, Alan Alex Debus. Também fizeram parte de um frente de honra, o presidente da Câmara, José Kuhlkamp; vice-prefeito José Costa; presidente da ACIAC, Edson de Oliveira; representante do Comitê Gestor do Cidade Empreendedora, Nadir Lulu; agente de desenvolvimento do Cidade Empreendedora, Valtemar Sartoreli; comandante da PRV, sargento Nóbrega e os vereadores, Regina Maura, Dirceu de Paula e José Carlos Caxi. Na equipe do Sebrae também estava na inauguração a consultora regional Elizabeth Rosa.
Atender bem é o lema
A prefeita se disse muito satisfeita na realização de mais uma parceria com entidades que buscam os desenvolvimento e capacitação do comércio. “Fiquei feliz em fazer um acordo para um atendimento ao pequeno empreendedor, individual, com serviços contábeis, capacitação, cursos e consultoria especializada. Isso é fantástico; isso sim é trabalhar junto com a comunidade e com quem pensa no bem comum, em conjunto”. Dalila destacou ainda que o município colocou à disposição da Sala do Empreendedor uma funcionária de carreira, capacitada para o serviço. “Determinei a ela que o cidadão deve ser tratado da melhor maneira possível”, completou. Em seu discurso na inauguração, a prefeita lembrou que sente muito orgulho em ser parceira também da ACIAC. “Antes de 2005, quando assumi o primeiro mandato, não existia parcerias com a ACIAC. Nós promovemos isso”, finalizou.
Assis dá show
Também falando aos presentes na solenidade, o consultor do Sebrae, Alan Alex, revelou que são atualmente 28 salas como a inaugurada na Prefeitura, atualmente no Paraná. “Essa Sala de Assis é a de número 21. É apenas uma materialização do Comitê Gestor, entre tantas outras. É só um primeiro passo para a desburocratização total. Assis está dando um show. É o resultado de uma grande parceria entre o governo municipal de Assis e o Sebrae”.
O presidente da ACIAC, Edson Oliveira e o presidente da Câmara, José Kuhlkamp também discursaram, enaltecendo a parceria do Sebrae, ACIAC e Prefeitura Municipal. No início da solenidade, Valtemar Sartoreli fez um apanhado geral dos serviços que a Sala do Empreendedor representa a partir de agora para o pequeno empresário e para o município, quando ainda apresentou aos presentes a funcionária responsável pelo novo posto de atendimento, Luciane Cristina Ferracine.
A Sala na prática
A parte prática da missão da Sala do Empreendedor é orientar sobre a forma de obtenção de diversos serviços. Os principais são o direcionamento rápido para o acesso à inscrição municipal, pagamento de tributos, como alvará de funcionamento e a verificação de processos administrativos, obrigações, direitos e incentivos, além da integração com órgãos estaduais e federais envolvidos nos processos de registro, abertura, alteração e encerramento de empresas, tanto na prefeitura, quanto na Junta Comercial e na Receita Federal. Em especial, o encaminhamento ao SEBRAE para cursos gratuitos de gestão.
O diferencial é o atendimento integral ao empreendedor por reunir, em um só local, profissionais de vários setores da Prefeitura, com o acompanhamento direto do SEBRAE e o apoio da Associação Comercial.
A parceria
A manutenção da Sala do Empreendedor será dividida entre o Sebrae e Prefeitura; a primeira fornece orientação, consultoria e planejamento estratégico, enquanto a segunda se encarrega de destacar dois funcionários capacitados para o atendimento, além das despesas mensais da manutenção da sala.
Mais ações
Como parte do lançamento da Sala do Empreendedor, o Comitê Gestor irá promover no próximo dia 05, um balcão de informações ao pequeno empreendedor, num estande que será montado na Avenida Tupãssi. O mesmo serviço será estendido ao Distrito de Bragantina, também no mês de julho, no dia 12.
Assis Chateaubriand faz chamada de aprovado em concurso público
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.