Segunda-feira, 02 de julho de 2012
Visualizada: 305 vezes
Ouvir matéria
Coordenador do MEC visitou prefeita e deu a notícia
Essa semana a prefeita Dalila José de Mello recebeu a visita do coordenador nacional da política de formação humana em pesca e aqüicultura, Edimar Almeida de Morais, do SETEC/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação). Acompanhado do diretor do IFPR em Assis, professor Anderson Sanita, Edmar informou a prefeita de que o Instituto Federal do Paraná irá trazer um curso de formação técnica em piscicultura para a escola de Assis Chateaubriand, destinado a todos os interessados na área, principalmente os produtores de peixes em tanques ou agricultores que pretendem entrar nesse tipo de negócio.
Edmar, que é doutor na área da produção de peixes e funcionário de carreira do Ministério da Educação há 38 anos, ficou vislumbrado com o novo prédio do IFPR em Assis. Através de Sanita, ficou sabendo da trajetória piscícola que Assis já viveu no passado e da reativação que vem ocorrendo na atualidade, graças aos esforços do governo municipal atual. “Constatei um grande potencial em piscicultura no município de Assis. Vi que a vocação para criar peixe em tanques é muito grande. O município produz 10% da produção piscícola do Paraná, portanto, temos que alavancar esta potencialidade por meio do processo educacional, em qualificação profissional com nossos institutos federais. Por isso daremos todo o apoio nessa área, para que o Campi e o município possam reerguer e voltar a ser a maior potência do Estado na produção de peixe em cativeiro, como já foi antigamente. Vamos fazer isso em Assis”, garantiu doutor Edmar.
Ainda sobre a nova sede do Instituto, Edmar comentou: Conheço todos os prédios do IFPR pelo país afora. Achei o de Assis, um dos mais bonitos e mais funcionais; arejado, de luminosidade natural. É um local onde a gente se sente bem, acolhedor. Além disso, está se equipando para oferecer cada vez mais educação de qualidade.
Dalila comemora a notícia:
A prefeita comemorou a informação de mais um curso de formação profissional para o município. “Desde que assumi o governo, em 2005, procurei resgatar a piscicultura no município e essa visita do professor Edmar representa uma das mais importantes notícias para o progresso da produção do peixe e para nossa meta de trazer de volta o título de Capital Nacional do Peixe em Cativeiro. Um título que muito nos honrava, mas que perdemos por falta de apoio aos produtores, em governos anteriores”, disse para o professor Edmar, que ainda ouviu atentamente o relato da prefeita sobre a conquista da vinda do Instituto Federal para Assis.
Ainda falando sobre a vinda de mais uma formação profissional, a prefeita enalteceu a possibilidade da união com o Instituto na missão de ensinar. “Uma parceria com o IFPR é um benefício que caiu do céu. Vamos profissionalizar o produtor e a produção; melhorar a qualidade, quantidade e faturamento do setor. Ganha quem produz, o município e o consumidor”, comemorou.
Projeto define recursos
O professor Sanita também se disse muito satisfeito com a vinda do coordenador nacional da política de formação humana em pesca e aqüicultura, do MEC. “O professor Edmar em Assis hoje significa a força que temos que ter agora no Câmpus Assis Chateaubriand para fazer um projeto bem feito, para que ele veja a real necessidade de liberar recursos para laboratório, tecnologia, infraestrutura e know-how completos, a fim de alavancarmos toda a potencialidade de produção de peixe que o município possui. São mais de 800 tanques de peixes espalhados pelas propriedades rurais; mais de 400 famílias que serão beneficiadas com tecnologia em piscicultura”, disse o diretor do IFPR de Assis. Lembra ainda o professor Sanita que o Curso Técnico em Agricultura será uma das novidades para o próximo ano. “Esse curso em Agricultura é mais completo, em se tratando do Arranjo Produtivo Local, Aquicultura. Pensaremos a produção de grãos, a produção de frangos, suínos e também de peixes, de modo que a qualificação profissional pretendida atenderá sobremaneira a vocação da nossa pujante região", concluiu o diretor do IFPR, professor Sanita.
Equipe de apoio
O professor Edmar esteve em Assis acompanhado de professores do IFPR; o coordenador do NUPA (Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura do IFPR) e diretor de implantação do Instituto em Capanema, Anderson Coldebella e o coordenador do curso de Aquicultura do IFPR em Foz do Iguaçu, Bruno de Stevão de Souza. Também fez parte da comitiva em visita à prefeita e seu gabinete, a professora de Agroescola do Instituto em Assis, Tatiane Martinazzo Portes.
O encontro foi acompanhado pelo vereador Dirceu Viera de Paula; técnico em piscultura do município, Gilmar Echhard; secretária municipal de Gestão Executiva, Sueli Cabral e o ex-secretário Geral, José Carlos Martins Gomes.
Assis Chateaubriand faz chamada de aprovado em concurso público
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
Curso de instalação e manutenção de Ar-Condicionado é concluído em Assis Chateaubriand
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.